fbpx

quarta, 21 de abril de 2021

Ambulâncias reformadas são entregues à quatro maternidades de Manaus

As ambulâncias já pertenciam às maternidades, mas estavam sem condições de uso devido ao tempo. A reforma aconteceu com recursos doados pelo Fundo das Nações Unidas.

14 de dezembro de 2020

Compartilhe

A revitalização das ambulâncias vai ajudar na rapidez dos atendimentos de emergências. (Foto: Divulgação)

A Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), em parceria com o Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA), entregou ambulâncias para as maternidades Alvorada, Azilda Marreiro, Balbina Mestrinho e Instituto da Mulher Dona Lindu (IMDL).

Os veículos já pertenciam às maternidades, mas estavam sem condições de uso devido ao tempo e foram reformados com recursos doados pela UNFPA, conforme acordo firmado pelas duas entidades.

As ambulâncias passaram por manutenção e reforma nas partes mecânica e elétrica, funilaria e pintura e recuperação de tapeçaria. A solenidade ocorreu na Maternidade Balbina Mestrinho.

O titular da SES, Marcellus Campêlo, reforçou que a revitalização das ambulâncias vai ajudar na rapidez dos atendimentos de emergências e remoção de pacientes quando necessário. E destacou, ainda, que a parceria com o Fundo da ONU será duradoura e fortalecida.

“A saúde materna no estado do Amazonas é um dos nossos focos, nossa prioridade. Nós temos indicadores que precisamos melhorar no Amazonas e com o apoio do Fundo da ONU vamos conseguir certamente unir esforços, convergir os projetos comuns para dar mais força a eles e, a partir de agora, dar mais celeridade e principalmente colher os resultados de forma mais efetiva para a população do Amazonas”, disse Campêlo.

A SES e a UNFPA assinaram, em junho deste ano, o memorando de entendimento para empreender esforços conjuntos no desenvolvimento de ações de saúde a grupos mais vulneráveis. Desde a assinatura do documento, a SES tem recebido diversas contribuições da organização, como as de Kits Dignidade, Equipamentos de Proteção Individual (EPI) e o curso de formação em manejo clínico de violência sexual para os profissionais de saúde.

Ações

Em julho, o IMDL recebeu da UNFPA 100 kits contendo artigos de higiene pessoal e íntima, conhecidos como ‘Kits Dignidade’. Os kits foram destinados a mulheres imigrantes, migrantes, refugiadas, em situação de vulnerabilidade, puérperas e sobreviventes de violência de gênero atendidas pelas unidades de saúde da SES-AM.

Segundo a coordenadora do escritório da UNFPA em Manaus, Débora Rodrigues, a parceria com a SES-AM é importantíssima para fortalecer a promoção dos direitos reprodutivos das mulheres.

“Essas ambulâncias vêm fortalecer esse transporte de emergências e urgências obstétricas em Manaus, beneficiando não somente as mulheres migrantes e refugiadas, com as quais a gente trabalha no âmbito da operação acolhida de atendimento às mulheres Venezuelanas, mas toda a comunidade de Manaus, todas as mulheres manauaras”, acrescentou a coordenadora.

A parceria entre as duas entidades também proporcionou, em novembro, a realização de um curso de formação em manejo clínico de violência sexual, que oferece atualização para os profissionais de saúde que atuam no Serviço de Atendimento à Vítimas de Violência Sexual (Savvis) do Instituto Dona Lindu.

No dia 1º de dezembro, quatro maternidades da SES receberam da UNFPA a doação de mais de 16,5 mil itens de Equipamentos de Proteção Individual (EPI) para manutenção da segurança biológica dos profissionais de saúde e usuários durante o atendimento.

UNFPA

O Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA) é a agência de desenvolvimento internacional da Organização das Nações Unidas (ONU) que trata de questões populacionais, sendo responsável por contribuir com países para garantir o acesso universal à saúde sexual e reprodutiva, incluindo o exercício do direito à maternidade segura.

Criado em 1969, o UNFPA está presente em mais de 150 países e territórios, apoiando particularmente os países em desenvolvimento por demanda expressa de seus governos. O Fundo de População atua no Brasil desde 1973, colaborando com o governo e diversas organizações da sociedade civil, incluindo a academia e movimentos sociais, na formulação e monitoramento de políticas e programas sobre população e desenvolvimento.

Leia mais sobre Cidades

Em um ano, centros socioeducativos reduzem taxa de ocupação em 25%

O balanço apresentado pela secretária foi apresentado segundo as ações da pasta no decorrer de um ano. Mirtes também falou sobre os abrigos para pessoas que vivem nas ruas.

20 de abril de 2021

Inpa promove ‘Café com Inovação’ sobre propriedade intelectual

A primeira edição do Café com Inovação, de 2021, abordará a temática "Propriedade intelectual como ferramenta para estimular a inovação" e acontece dia 29.

20 de abril de 2021

Em Manaus, ex-secretário municipal é condenado a devolver R$ 2,5 milhões

O ex-titular da Secretaria Municipal de Juventude, Esporte e Lazer (Semjel), Luis Faustino da Costa Neto, teve as contas de 2016 consideradas irregulares pelo TCE-AM.

20 de abril de 2021

MPF recomenda implantação de distrito de saúde em Eirunepé

Secretaria Especial de Saúde Indígena deve adotar, no prazo de 60 dias, medidas necessárias para a implantação do Distrito Sanitário Especial Indígena Médio Juruá.

20 de abril de 2021

Governo estadual inicia levantamento técnico na comunidade da Sharp

A UGPE iniciou, nessa segunda-feira (19), um levantamento técnico para reconhecimento da área, na comunidade da Sharp, que serão integradas em um novo programa.

20 de abril de 2021

‘Auxílio Empreendedor’ encerra cadastro com 15.787 inscritos

O projeto “Auxílio Empreendedor”, coordenado pela Secretaria de Trabalho, Empreendedorismo e Inovação, encerrou as inscrições no domingo com o 15.787 inscritos.

20 de abril de 2021

Adaf implanta internet via satélite em 51 unidades do Amazonas

A Adaf iniciou, na última semana, a implantação de internet via satélite em 51 Unidades de Sanidade Animal e Vegetal (Ulsavs) no interior do Amazonas.

19 de abril de 2021

Cultura abre nova chamada para adequação de propostas da Lei Aldir Blanc

A medida é voltada para os projetos que precisam de alterações devido aos decretos governamentais para enfrentamento da Covid-19 no Amazonas.

19 de abril de 2021