fbpx

quinta, 22 de abril de 2021

Amazonas não tem caso de reinfecção por coronavírus segundo FVS-AM

Mas o perigo de reinfecção existe e no Brasil já houve a confirmação de casos de reinfecção, conforme divulgado pelo Ministério da Saúde.

28 de dezembro de 2020

Compartilhe

É considerado caso suspeito de reinfecção quando o indivíduo obtém dois resultados positivos em diferentes testes para a Covil-19

A Fundação Vigilância em Saúde do Amazonas informa que não  há casos de reinfecção de coronavírus, causando novamente um quadro de doença de Covid-19 em pacientes no Estado até a tarde desta segunda-feira (28).

Mas o perigo de reinfecção existe e no Brasil já houve a confirmação de casos de reinfecção, conforme divulgado pelo Ministério da Saúde e pelas Secretarias de Estado de Saúde da Paraíba e do Rio Grande do Norte.

Primeiro caso de reinfecção no Brasil

No início deste mês, as amostras coletadas de uma profissional da saúde residente em Natal e que trabalha em ambos os estados, foram analisadas pelo Laboratório de Vírus Respiratórios e do Sarampo do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz) que confirmou a reinfecção.

O Laboratório atua como Centro de Referência Nacional em vírus respiratórios junto ao Ministério da Saúde e como referência para a Organização Mundial da Saúde em Covid-19, nas Américas.

Este é considerado o primeiro caso confirmado de reinfecção do país, uma vez que todos os procedimentos adotados para análise das amostras seguiram o protocolo estabelecido pelo Ministério da Saúde.

Suspeita

É considerado caso suspeito de reinfecção quando o indivíduo obtém dois resultados positivos em diferentes testes para a Covil-19.

Os resultados observados por meio da técnica de RT-PCR em tempo real para o vírus SARS-CoV-2, com intervalo igual ou superior a 90 dias entre os dois episódios de infecção respiratória, independentemente da condição clínica observada nos dois episódios.

Perigo eminente

“Não se confie que você já teve covid, o que a gente está vendo, nesse momento, e se for isso que está acontecendo em Manaus é ainda mais grave é uma queda na imunidade da população”, comentou o vereador Marcelo Serafim em vídeo.

O parlamentar tem formação na área da saúde e desde o início da pandemia posta vídeos comentando o cenário com base em dados divulgados pelos órgãos responsáveis.

Uma pesquisa publicada no início deste mês pela revista Science apontou que, em outubro, cerca de 76% da população de Manaus já poderia ter sido infectada pelo Sars-CoV-2.

Marcelo afirma no vídeo que se houver queda nesse índice de imunidade o resultado de aglomerações devido às festas de fim de ano poderá ser ainda mais dramático.

Reportagem: Daniela Tipiti

Leia Mais:

Leia mais sobre Cidades

CSU e outros parques públicos reabrem com medidas contra Covid-19

Parques e espaços de lazer gerenciados pela Prefeitura de Manaus seguem interditados até o dia 30 de abril, mas com algumas reaberturas parciais, com protocolos contra Covid.

21 de abril de 2021

Em um ano, centros socioeducativos reduzem taxa de ocupação em 25%

O balanço apresentado pela secretária foi apresentado segundo as ações da pasta no decorrer de um ano. Mirtes também falou sobre os abrigos para pessoas que vivem nas ruas.

20 de abril de 2021

Inpa promove ‘Café com Inovação’ sobre propriedade intelectual

A primeira edição do Café com Inovação, de 2021, abordará a temática "Propriedade intelectual como ferramenta para estimular a inovação" e acontece dia 29.

20 de abril de 2021

Em Manaus, ex-secretário municipal é condenado a devolver R$ 2,5 milhões

O ex-titular da Secretaria Municipal de Juventude, Esporte e Lazer (Semjel), Luis Faustino da Costa Neto, teve as contas de 2016 consideradas irregulares pelo TCE-AM.

20 de abril de 2021

MPF recomenda implantação de distrito de saúde em Eirunepé

Secretaria Especial de Saúde Indígena deve adotar, no prazo de 60 dias, medidas necessárias para a implantação do Distrito Sanitário Especial Indígena Médio Juruá.

20 de abril de 2021

Governo estadual inicia levantamento técnico na comunidade da Sharp

A UGPE iniciou, nessa segunda-feira (19), um levantamento técnico para reconhecimento da área, na comunidade da Sharp, que serão integradas em um novo programa.

20 de abril de 2021

‘Auxílio Empreendedor’ encerra cadastro com 15.787 inscritos

O projeto “Auxílio Empreendedor”, coordenado pela Secretaria de Trabalho, Empreendedorismo e Inovação, encerrou as inscrições no domingo com o 15.787 inscritos.

20 de abril de 2021

Adaf implanta internet via satélite em 51 unidades do Amazonas

A Adaf iniciou, na última semana, a implantação de internet via satélite em 51 Unidades de Sanidade Animal e Vegetal (Ulsavs) no interior do Amazonas.

19 de abril de 2021