fbpx

sábado, 17 de abril de 2021

AM não terá prioridade na vacinação contra Covid, afirma Pazuello

Contrariando expectativas, o Ministro anunciou que todos os estados receberão doses das vacinas na mesma data, assim que a Anvisa autorizar o uso emergencial dos imunizantes.

11 de janeiro de 2021

Compartilhe

Declaração foi dada durante entrevista coletiva nesta segunda-feira em Manaus (Foto: Reprodução)

Quem aguardava o anúncio do início da vacinação contra a Covid-19 no Amazonas ou ao menos a definição de uma data para o começo da imunização ficou frustrado, após a coletiva do ministro da Saúde Eduardo Pazuello nesta segunda-feira (11) em Manaus.

Em seu discurso, o ministro descartaou a prioridade de vacinação para o Amazonas – e para qualquer estado. Segundo Eduardo Pazuello, após a autorização da Anvisa, todos os estados receberão as doses no prazo de três ou quatro dias e a imunização iniciará de forma simultânea em todos os municípios do país.

“Todos os estados receberão simultaneamente a vacina, no mesmo dia. A vacinação vai começar no Dia D, na Hora H no Brasil. A prioridade já está dada. A prioridade é o Brasil todo, e vamos fazer como exemplo para o mundo”, disse.

Ainda de acordo com o ministro, a vacina será gratuita, mas “no que depender do presidente e do Ministério a vacina não será obrigatória”.

Prazos

O ministro garantiu 8 milhões de doses para o início da imunização, sendo 6 milhões da Coronavac e outros 2 milhões da AstraZeneca.

Mas afirmou que o início do processo de vacinação dependerá da aprovação dos pedidos de uso emergencial dos dois imunizantes pela
Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Conforme anunciado anteriormente, o Ministério da Saúde trabalha com três cenários diferentes para o início da vacinação do país, dependendo do ritmo das análises da Anvisa.

De acordo com Pazuello, no prazo curto a vacinação poderá iniciar até o próximo dia 20 de janeiro. No prazo médio, a datas podem variar entre 20 de janeiro e 10 de fevereiro. Já no longo prazo, o Ministério da Saúde acredita iniciar a imunização entre 10 de fevereiro e início de março.

“Começaremos em um desses três períodos. Tenho autorização para uso emergencial de 6 milhões de doses do Butantam, e tenho 2 milhões da AstraZeneca já solicitadas para janeiro. Se a análise da Anvisa for concluída, eu inicio a vacinação até o dia 20 de janeiro, no período curto”, prometeu.

Ministro promete maior programa de vacinação do mundo

Na opinião do ministros da Saúde, apesar de atrasado em relação a outros países, o modelo de vacinação contra a Covid-19 no Brasil será modelo para o mundo, principalmente por se aproveitar da estrutura do Plano Nacional de Imunização (PNI), implantado com sucesso há mais de 40 anos no país.

“O nosso programa de vacinação para a Covid será o maior do mundo. O povo brasileiro já está adaptado e quer receber a vacina. O sistema já existe. Quando eu distribuir a vacina, rapidamente ela chegara à ponta da linha e vai vacinar todo mundo. Mas eu preciso de grandes quantidades, e só tenho grandes quantidades produzidas no Brasil”, finalizou.

Reportagem: Lucas Raposo

Leia mais:

Leia mais sobre Cidades

Governo lança edital para criação da identidade visual de 125 anos do Teatro Amazonas

Podem participar pessoas físicas e jurídicas, maiores de 18 anos, artistas locais, profissionais e estudantes de artes, designer e publicidade. Inscrições vão até 31 de maio.

17 de abril de 2021

Policia apreende madeira serrada ilegal dentro de barco na orla de Manaus

Policiais abordaram a embarcação e durante fiscalização ambiental e, após verificar o material transportado, solicitaram o Documento de Origem Florestal referente à carga.

17 de abril de 2021

Residência Artística ArteNaMata expõe trabalhos no Livramento

A exposição acontece a partir das 9h, deste domingo (18), os trabalhos produzidos na própria Comunidade N.Senhora do Livramento, durante o período da residência artística.

16 de abril de 2021

Violência e acidentes de trânsito superam Covid nos hospitais de Manaus

Rede estadual de saúde, como o HPS 28 de Agosto, Platão Araújo e João Lúcio, registra aumento nos atendimentos de causas não Covid, que já são a maior parte.

16 de abril de 2021

Justiça condena ONG do Amazonas que não prestou contas de repasses

A Justiça Federal no Amazonas condenou o Instituto de Tecnologia, Pesquisa e Cultura da Amazônia (Itec) por não prestar contas de convênio.

16 de abril de 2021

Psicólogo fala sobre dor e seus ensinamentos em palestra virtual grátis

A Ejud11 promove palestra motivacional com o tema “A dor não se cala, mas ela também ensina”, ministrada pelo psicólogo Rossandro Klinjey Barros.

16 de abril de 2021

Pedalada faz alerta sobre más condições da malha cicloviária de Manaus

Evento acontece neste domingo (18) em comemoração ao Dia Internacional do Ciclista. Ponto de partida será a igreja da Redenção e o de chegada, o anfiteatro da Ponta Negra.

16 de abril de 2021

Decreto amplia margem de empréstimo consignado para servidores

Decreto amplia de 35% para 40% a margem de empréstimo consignado para servidores estaduais - ativos e inativos – aposentados e pensionista.

16 de abril de 2021