fbpx

terça, 15 de junho de 2021

Alunos amazonenses disputam Olimpíada de Biologia do Butantan

Aqueles que tiverem os melhores resultados serão premiados com certificados de ouro, prata, bronze e medalhas de honra ao mérito, conforme a classificação obtida.

5 de maio de 2021

Compartilhe

Escolas preparam alunos para primeira fase da prova e aguardam resultados positivos (Foto: Divulgação)

As escolas da rede pública do Amazonas tiveram representantes na décima sétima edição da Olimpíada Brasileira de Biologia (OBB), realizada pelo Instituto Butantan e que, agora, aguardam o resultado para participarem da segunda etapa, no dia 21 de maio, com outros alunos de todo país que alcançarem notas acima das de corte.

A prova é voltada a estudantes regularmente matriculados e cursando o Ensino Médio até dezembro de 2021, em qualquer escola pública ou privada, regularmente cadastrada pelo MEC; sendo que, caso seja classificado, será admitido para XXXII Olimpíada Internacional de Biologia (IBO) e XV Ibero-Americana de Biologia (OIAB). 

A prova é composta por 30 questões de múltipla-escolha e pode abordar todo o conteúdo programático do site da OBB, com duração máxima de 2h, dentro do período estipulado pelo exame.  

A professora de Biologia Déborah Patrícia, da Escola Estadual (EE) Desembargador André Vidal de Araújo, conta que começou a se organizar e preparar os alunos assim que soube da olimpíada. Como a participação não é obrigatória, ela foi em busca daqueles que já demonstraram interesse na disciplina, incluindo uma aluna surda e um aluno autista, que também se inscreveram para participar. 

Para ela, é crucial a participação dos estudantes em exames como a OBB. “Nossos alunos da rede pública de ensino precisam desse incentivo, do contato com o além do que os olhos possam ver. Experimentar, ousar, testar suas habilidades. Ver mensagens deles dizendo ‘Professora, eu nunca participei de nada assim na escola, mas se a senhora acredita em mim eu vou dar o meu melhor’ não tem preço que pague!”, afirma a docente. 

Premiação

Aqueles que tiverem os melhores resultados serão premiados com certificados de ouro, prata, bronze e medalhas de honra ao mérito, conforme a classificação obtida. Além disso, o Instituto Butantan, responsável pela OBB, vai premiar a estudante melhor classificada na fase 2B da XVII OBB, com o certificado de Menina da Biologia 2021, e com o certificado de Escola Pública XVII OBB, o aluno ou aluna melhor classificado na fase 2 B da XVII OBB, matriculado em escola da rede pública.

Com informações da assessoria

Leia Mais:

Leia mais sobre Cidades

Regularização fundiária vai beneficiar 60 mil famílias até 2022

A promessa é do prefeito de Manaus, David Almeida, que prevê regularizar as propriedades de familiares que residem em 14 bairros e comunidades da capital amazonense.

14 de junho de 2021

Inscrições para o exame supletivo são reabertas e encerram dia 23 de junho

Provão Eletrônico da Secretaria de Educação será aplicado de forma presencial, entre os dias 28 de junho e 30 de setembro; inscrições são gratuitas.

14 de junho de 2021

Qualificação: edital oferece 150 vagas para cursos profissionalizantes, confira

O Processo Seletivo Simplificado é uma inciativa do governo do Estado e o Senac para promover qualificação em todo o Amazonas. As inscrições são on-line.

13 de junho de 2021

Roteiros turísticos no AM podem concorrer ao Prêmio Mário Tadros

Os roteiros devem apresentar as cidade de Manaus Itacoatiara, Manacapuru, Novo Airão, Presidente Figueiredo e Rio Preto da Eva.

13 de junho de 2021

Mobbi Brasil inicia operações em Manaus neste sábado

Aplicativo de transporte conta com cinco modalidades, com intuito de atender aos objetivos dos usuários.

12 de junho de 2021

Hemoam terá programação especial em alusão ao Junho Vermelho

Durante todo o mês, a programação do Hemoam inclui caravanas de doações realizadas em parceria com as igrejas, o poder legislativo estadual, além da sociedade civil.

12 de junho de 2021

Manaus conta com esquema especial de trânsito para atender vacinação

Frota de ônibus em Manaus terá reforço de 45 veículos extras servir aos operadores nos terminais de integração T3, T4 e T5 durante imunização de pessoas a partir de 40 anos.

11 de junho de 2021

Você sabe identificar o que é verdade e o que é mentira na internet?

A jornalista Eliane Cantanhêde, colunista de O Estado de S. Paulo e comentarista da Globonews, é convidada do RealTime1+1 para debater sobre fake news, nesta terça, AO VIVO.

11 de junho de 2021