fbpx

quinta, 21 de janeiro de 2021

Ação conjunta desenvolve negócios do setor pesqueiro e aquícola

O trabalho visa elaborar um plano de ação capaz de atingir o maior número de pessoas do setor pesqueiro, com programações em cidades polos do estado.

18 de dezembro de 2020

Compartilhe

O objetivo é desenvolver negócios do setor pesqueiro e aquícola do Estado em 2021. (Foto: Divulgação)

Planejar, fomentar e desenvolver a cadeia produtiva do pescado no Amazonas foram as pautas da reunião realizada na última quarta-feira (16) entre a Unidade de Integração e Articulação às Comunidades (UIAC) e a Secretaria Executiva de Pesca e Aquicultura (Sepa), pertencente à Secretaria de Estado de Produção Rural (Sepror).

O objetivo do encontro foi alinhar a ação governamental de desenvolvimento dos negócios do setor pesqueiro e aquícola do Estado para o próximo ano.

Desenvolvimento

O secretário executivo adjunto de pesca e aquicultura (Sepa/Sepror), Leocy Cutrim, destaca que o órgão tem como missão a promoção do crescimento harmônico e competitivo de todos os segmentos da cadeia produtiva da pesca e da aquicultura, visando o desenvolvimento socioeconômico, o equilíbrio do meio ambiente e o bem-estar da sociedade.

“Para isso, estamos trabalhando junto com os colegas da UIAC e de outras secretarias para fazermos um plano de ação capaz de atingir o maior número de pessoas do setor pesqueiro, com programações em cidades polos do estado”, comentou.

Subsetores

Para o secretário executivo da UIAC, Carlos Alvarenga, a parceria procura formular diretrizes de ação governamental para o desenvolvimento sustentável e competitivo das cadeias de produção dos negócios do setor pesqueiro e aquícola do Amazonas.

“Queremos contribuir para promover e apoiar a competitividade e sustentabilidade dos quatro subsetores básicos da cadeia produtiva de pescado; seja artesanal, bem como ao fomento da aquicultura, a indústria de transformação e a comercialização, com vistas a aumentar as oportunidades de emprego, reduzir perdas e custos, aumentar a produtividade, elevar os níveis de qualidade e criar novas oportunidades de mercado”, informou Alvarenga.

Outros parceiros

Outros órgãos do Governo do Estado e do Governo Federal devem ser envolvidos na ação, tais como: Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc), Secretaria Estadual de Assistência Social (Seas) e Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).

Participaram ainda da reunião o gerente de pesca da Sepa/Sepror, João Bosco Ferreira, e o coordenador para o interior da UIAC, Marcelo Amorim. Até o final de dezembro será apresentada uma planilha de ação, além de todos os parceiros envolvidos.

UIAC

Órgão da administração direta do Poder Executivo Estadual e integrante da governadoria que atua no apoio às ações em articulação com organismos governamentais, não governamentais e iniciativa privada, estimulando a organização através do cooperativismo e outras formas de associativismo.

Atua, ainda, em conjunto com órgãos, entidades e pesquisadores especializados visando o desenvolvimento do conhecimento científico e tecnológico relacionados às atividades correspondentes a sua missão.

Leia mais:

Veja mais notícias

Após mortes, governador do Pará diz que não há escassez de oxigênio

De acordo com a Sespa, 159 cilindros de oxigênio medicinal foram levados de caminhão para Santarém, de onde foram transferidos para outras cidades do oeste paraense.

20 de janeiro de 2021

Farmacêuticos planejam estoques em unidades de Saúde

São 30 profissionais que já estão atuando em hospitais e SPAs e vão informar sobre cobertura diária de estoques para auxiliar na programação de abastecimento pela Cema.

20 de janeiro de 2021

MPE-AM escolherá lista sêxtupla para vaga de desembargador

O desembargador Djalma Martins da Costa terá aposentadoria compulsoriamente no dia 23 de fevereiro, quando atingirá idade limite para permanecer no serviço público.

20 de janeiro de 2021

Imprensa Oficial produz mil máscaras e 3 mil rótulos de álcool em gel

Itens serão distribuídos pelo Fundo de Promoção Social e Erradicação da Pobreza a acompanhantes e familiares de pacientes com Covid-19 em unidades de saúde da capital.

19 de janeiro de 2021

PRT11 viabiliza 1.200 macacões impermeáveis para os hospitais do AM

Os EPI’s serão distribuídos gratuitamente entre os profissionais de saúde, sobretudo a técnicos de enfermagem, maqueiros e enfermeiros, que atuam na linha de frente.

19 de janeiro de 2021

Secretarias de Educação suspendem serviço de matrículas

A medida acontece em razão do avanço da pandemia do novo coronavírus (Covid-19) no Amazonas. Assim as novas datas para o retorno dos serviços não foram divulgadas.

19 de janeiro de 2021

ANAC divulga a lista de empresas autorizadas a transportar oxigênio

A iniciativa traz agilidade e amplia a contratação de aeronaves para o transporte de insumos médicos com segurança, principalmente para o Amazonas.

18 de janeiro de 2021

Inscrições abertas para processo seletivo de metrologia básica

O objetivo do curso é qualificar pessoas na área de medidas e medições para que tenham acesso a vagas no Polo Industrial de Manaus (PIM) e a concurso público do Inmetro.

18 de janeiro de 2021