fbpx

sábado, 24 de julho de 2021

Tratamento pode fazer câncer de mama regredir seis vezes mais rápido

No tratamento, reduz-se o tempo que o paciente estará sujeito aos efeitos colaterais dos medicamentos tóxicos utilizados na quimioterapia.

20 de julho de 2021

Compartilhe

Brasil deve ter cerca de 66 mil novos casos por ano entre 2020 e 2022 (Foto: Reprodução)

Um composto encontrado por pesquisadores da Universidade de São Paulo e de Harvard, nos Estados Unidos, pode acelerar em até seis vezes a regressão do tipo mais agressivo do câncer de mama. O tratamento inclui uma etapa antes da quimioterapia com o uso de droga identificada, a qual enfraquece as células tumorais. O trabalho foi publicado na Science Signaling, revista científica distribuída pela Associação Americana para o Avanço da Ciência (AAAS).

“Nós levantamos 192 compostos, que estavam em uma biblioteca de compostos, de drogas, do laboratório. A gente já sabia onde esses compostos iam operar no metabolismo da célula. Testamos para verificar qual deles atingia a célula especificamente do triplo-negativo”, disse Vinícius Guimarães Ferreira, pós-doutorando do Instituto de Química de São Carlos (IQSC) e um dos autores da pesquisa. Triplo-negativo é como se chama o tipo mais severo de câncer de mama.

Na universidade norte-americana, Ferreira foi supervisionado pelo professor Anthony Letai, especialista na avaliação de mecanismos que levam as células tumorais à morte. “Ele trabalha com a seguinte visão: “eu não quero necessariamente encontrar um composto que sozinho mata a célula, mas eu quero buscar um composto que deixa a célula mais próxima de morrer”, explicou.

De acordo com os pesquisadores, ao deixar o tratamento contra o tumor mais eficiente, reduz-se o tempo que o paciente estará sujeito aos efeitos colaterais dos medicamentos tóxicos utilizados na quimioterapia. “É como se fosse um barranco, você empurra a célula perto do barranco para entrar o quimioterápico e dar aquele último empurrão”, comparou Ferreira.

Molécula ideal

A primeira parte do estudo analisou os compostos disponíveis para encontrar a molécula ideal. “No final, a gente encontrou alguns que eram os mais promissores e fomos para o modelo animal”, indicou o pesquisador. As drogas que deixaram os tumores mais vulneráveis foram testadas em camundongos com câncer de mama.

O teste durou 21 dias e mostrou resultados animadores: usando apenas quimioterápico, houve regressão de 10%. No tratamento combinado, o tumor diminuiu 60%. “A terapia foi 500% mais eficaz.”

Os pesquisadores destacam que, conforme dados da Sociedade Americana de Câncer, o câncer de mama triplo-negativo é responsável por cerca de 10% a 15% dos cânceres de mama e é mais comum em mulheres com menos de 40 anos. É um tipo de câncer que cresce mais rápido, tendo opções de tratamento limitado.

No Brasil, de acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), o país deve ter cerca de 66 mil novos casos de câncer de mama por ano entre 2020 e 2022.

Fonte: Estação da Notícia

Leia Mais:

Leia mais sobre Brasil

STF mantém condenação Wilson Witzel por crime de responsabilidade

Witzel foi afastado do cargo por decisão do ministro do STJ, Benedito Gonçalves, após investigações do Ministério Público Federal que apuraram desvios de recursos na saúde.

23 de julho de 2021

Festa da Palavra quer estimular o hábito da leitura entre os brasileiros

O evento conta com a participação de 23 convidados, entre eles, o músico Chico César; o ator Lázaro Ramos; e a psicóloga, psicanalista e doutora em filosofia Viviane Mosé.

23 de julho de 2021

Segunda edição da Campus Party Digital começa nesta quinta

Estão programadas também atividades de entretenimento e diversão como karaokês online, rádio hacker, quizzes, escape rooms e jogos de caça ao tesouro e viagem virtual.

22 de julho de 2021

Enade 2021 inscreve até o dia 8 de agosto: mais de 20 cursos serão avaliados

Exame composto por uma prova com 40 perguntas avalia estudantes que estão ingressando ou concluindo cursos de graduação.

21 de julho de 2021

Prazo para contestar auxílio emergencial negado termina no dia 24

A data limite se aplica aos trabalhadores que se inscreveram pelos meios digitais e que tiveram a solicitação negada na revisão mensal de julho.

21 de julho de 2021

‘Brasil não pode continuar com escolas fechadas’, diz Milton Ribeiro

O ministro da Educação defende o retorno imediato das aulas presenciais para evitar "impactos negativos nesta e nas futuras gerações" que têm ficado fora da sala de aula.

21 de julho de 2021

Ministério da Justiça vai leiloar bens apreendidos de traficantes

Ministério vai leiloar imóveis em dez lotes avaliados em R$ 80 milhões, entre salas comerciais, terrenos e imóveis urbanos. Pagamento pode ser parcelado.

19 de julho de 2021

Temporada de baleias no litoral brasileiro vai até novembro

A baleia Franca, caçada por quatro séculos, é uma espécie ameaçada de extinção. A Jubarte reocupa antigas áreas de reprodução, com maior concentração no banco de Abrolhos.

18 de julho de 2021