fbpx

domingo, 16 de maio de 2021

STJ vê risco de ruptura e interdita funcionamento de barragem da Vale

O STJ decidiu na quinta-feira (22), por unanimidade, restabelecer decisão que impede a retomada de atividades na barragem Norte Laranjeiras, da mineradora Vale.

23 de abril de 2021

Compartilhe

Barragem da Vale continua interditada por decisão do STJ (Foto: Reprodução)

A Corte Especial do Superior Tribunal de Justiça (STJ) decidiu na quinta-feira (22), por unanimidade, restabelecer uma decisão que impede a retomada de atividades na barragem Norte Laranjeiras, da mineradora Vale, em Barão de Cocais, município mineiro de cerca de 32 mil habitantes.

A barragem abriga rejeitos da mina de Brucutu, que explora minério de ferro. A decisão do STJ foi tomada com base em novas informações repassadas pelo Ministério Público Federal (MPF), segundo as quais há risco de rompimento.

Relatório recente da Agência Nacional de Mineração (ANM) constatou “incertezas sobre o comportamento geomecânico da barragem e de sua fundação, e a existência de materiais de baixa resistência na estrutura”, segundo informações divulgadas pelo STJ.

Segundo o tribunal, o MPF informou que o estudo realizado no local demonstrou também “o aparecimento de trincas na estrutura da barragem, cujas causas ainda não foram identificadas”.

Com a decisão do STJ, ficou restabelecida uma determinação da Justiça estadual que havia suspendido o funcionamento da barragem ainda em 2019. Esta ordem local encontrava-se sem efeito desde em junho daquele ano, quando foi sustada pelo ministro João Otávio de Noronha.

Ontem (22), o ministro disse que decidiu restabelecer a decisão da Justiça estadual pois o novo relatório da ANM, embora não seja uma perícia conclusiva, deixou de certificar o funcionamento da barragem e “fala de incertezas sobre a segurança local”.

Em nota, a Vale informou que a decisão não tem efeito prático, pois desde o final de 2019 a companhia já inativou a barragem Norte Laranjeiras. “A Vale continua executando estudos e o monitoramento das condições da estrutura, bem como obras para a melhoria da segurança da barragem”, disse a mineradora.

Desde 2019, diversas iniciativas de evacuação e realocação de moradores têm sido realizadas na região. Em fevereiro, foi promovida uma nova retirada de moradores dos arredores da barragem.

Leia mais:

Leia mais sobre Brasil

Pela primeira vez, travestis sofrem mais mortes violentas que gays no país

Números também são refletidos no governo e na democracia. Recentemente, a vereadora mais votada em Niterói, a trans Benny Briolli (Psol), saiu do país por sofrer ameaças.

16 de maio de 2021

Após quadro irreversível do câncer, Bruno Covas morre em São Paulo

Velório de Bruno Covas será fechado, com a presença apenas da família, mas haverá uma cerimônia na prefeitura. Ele estava licenciado do cargo desde o início deste mês.

16 de maio de 2021

É gratuito: seminário online debate acessibilidade e inclusão digital

Serão seis dias de debates e oficinas para promover diálogos sobre acessibilidade digital, além de capacitar profissionais e interessados na produção de conteúdo virtual.

16 de maio de 2021

Cristo recebe iluminação para incentivar vacinação contra a Covid-19

Projeção em inglês e português durou por três horas no ponto turístico carioca. Movimento Unidos pela Vacina idealizou o projeto. Ação não teve público presencial.

16 de maio de 2021

Novas regras do Whatsapp passam a valer hoje no Brasil

Os Termos e Condições da modalidade empresarial do app (Whatsapp Business) a partir desse domingo obriga os usuários a compartilharem informações com o Facebook.

15 de maio de 2021

Terremoto de 4,3 graus de magnitude atinge o Pará

A cidade de Breves, no estado do Pará, distante 222 quilômetros de Belém, foi o local onde o Serviço Geológico do Brasil registrou o tremor de terra.

15 de maio de 2021

Mega-sena terá sorteio de R$ 33 milhões neste sábado

Nessa semana um bilhete da Lotofácil teve um manauara vencedor de R$ 1 milhão. As apostas podem ser realizadas até às 19h (Horário de Brasília).

15 de maio de 2021

Bruno Covas tem quadro considerado irreversível, diz boletim médico

De acordo com a equipe médica, Covas, que está internado no hospital Sírio-Libanês em um quarto acompanhado pela família, recebendo sedativos.

14 de maio de 2021