Um dia depois de se tornar sócio da empresa J.A Leite Navegação Ltda, o general Eduardo Pazuello assumiu o comando do Ministério da Saúde, infringido código federal.
A empresa tem sede em Manaus (Foto: Reprodução)
Ainda em 2020, quando já era o segundo do Ministério Saúde, na breve gestão de Nelson Teich, Eduardo Pazuello se tornou sócio com participação de 25% na empresa J A Leite Navegação ltda, que tem sede em Manaus. Um dia depois, Pazuello assumiu o comando do Ministério da Saúde.
A companhia, resultado de espólio do pai (falecido em 2018) do general, tem como demais sócios parentes de Pazuello.
O general descumpriu o Código de Conduta da Alta Administração Federal, que determina que um agente de escalão deve informar sobre as relações contratuais com outras empresas.
O mesmo código diz, ainda, não permitir a participação acionária do agente público em empresa privada que mantenha qualquer tipo de relacionamento com órgão ou entidade da administração pública, de qualquer esfera de poder ou governo.
Além disso, a empresa em questão tem uma série de relações contratuais que envolvem entidades públicas e é uma empresa familiar de Pazuello. Entre elas, a empresa possui um contrato para instalação portuária, que é uma licença de 25 anos da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), ligada ao ministério da Infraestrutura, e que permite exploração de Estação de Transbordo de Cargas (ETC).
Leia mais: