fbpx

terça, 07 de dezembro de 2021

Papa Francisco é internado para cirurgia programada no intestino

O Papa deve se submeter à cirurgia no final do domingo devido a um problema intestinal que tende a afetar pessoas mais velhas e pode causar dores abdominais.

4 de julho de 2021

Compartilhe

Papa Francisco é internado para cirurgia programada no intestino. (Foto: Reprodução)

O papa Francisco foi internado no hospital Gemelli de Roma neste domingo (4) para uma cirurgia intestinal programada, disse o Vaticano. É a primeira vez dele no hospital desde sua eleição em 2013.

O porta-voz Matteo Bruni disse que o papa, de 84 anos, deve se submeter à cirurgia no final do domingo devido a um problema intestinal que tende a afetar pessoas mais velhas e pode causar dores abdominais.

O papa parecia estar bem de saúde algumas horas antes, quando se dirigiu a milhares de pessoas na Praça de São Pedro para sua bênção de domingo e anunciou uma viagem à Eslováquia e a Budapeste para setembro.

O extenso hospital e escola de medicina Gemelli -administrado por católicos e localizado na parte norte de Roma- tradicionalmente trata papas, e uma parte de seu décimo andar está permanentemente reservada para eles.

Francisco sofre de estenose diverticular sintomática do cólon, uma condição em que bolsas em forma de saco se projetam da camada muscular do cólon, fazendo com que se torne estreito. Além de causar dor, a condição pode causar distensão abdominal, inflamação e dificuldade para evacuar.

Francisco às vezes fica sem fôlego porque uma parte de um de seus pulmões foi removida após uma doença quando ele era jovem e morava na Argentina, sua terra natal.

Ele também sofre de ciática, dor que irradia da parte inferior das costas, ao longo do nervo ciático, até as pernas. A condição, para a qual recebe fisioterapia regular, obrigou-o a faltar a vários eventos neste ano e já o levou a andar com dificuldade.

No ano passado, um forte resfriado o impediu de participar de um retiro quaresmal de uma semana com auxiliares seniores ao sul de Roma.

Em 2014, um ano depois de ser eleito Papa, Francisco foi forçado a cancelar vários compromissos por causa do que se acreditava ser uma doença de estômago.

Fonte: Agência Brasil

Leia Mais:

Leia mais sobre Brasil

Réveillon no Rio de Janeiro é suspenso e Carnaval 2022 é incerto

"Tomara que não precise cancelar o carnaval", disse o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, após anunciar neste sábado (4) a suspensão da festa de réveillon.

4 de dezembro de 2021

Após 40 anos do primeiro caso, epidemia de HIV/aids ainda mata brasileiros

Representantes de grupos de pessoas com HIV reclamam de discriminação e de falta de vontade política para enfrentar a doença. Em 2020, foram registrados 32.701 casos no país.

4 de dezembro de 2021

Homens seguem em cargos-chave na OAB apesar de nova regra

Quase 70% dos secretários-gerais do próximo triênio serão homens, enquanto 74% das secretarias gerais adjuntas serão ocupadas por mulheres.

4 de dezembro de 2021

Vacinas são eficazes e não é hora de mudá-las, defendem diretores da OMS

Os diretores concordam que, agora, a maior preocupação é com a cepa identificada na Índia. E que, ao combater a Delta, países conseguem se preparar para lidar com a Ômicron.

4 de dezembro de 2021

Brasil registra 229 mortes e 10,4 mil infecções pela covid-19 em 24 horas

O País chegou aos 22,1 milhões de casos da infecção desde março de 2020. A média móvel de casos nos últimos 7 dias é de 8.777, conforme o consórcio de veículos de imprensa.

3 de dezembro de 2021

Merval Pereira é eleito presidente da Academia Brasileira de Letras

Também foram eleitos Nélida Piñon, secretária-geral, Joaquim Falcão, primeiro-secretário, Celso Lafer, segundo-secretário, e Evaldo Cabral de Mello, tesoureiro.

3 de dezembro de 2021

Visitas íntimas nas penitenciárias do país têm normas estabelecidas

Administração prisional exigirá, para a concessão da visita conjugal, o prévio cadastro da pessoa autorizada no respectivo serviço social do estabelecimento penal.

2 de dezembro de 2021

Anvisa aprova oitavo produto medicinal à base de Cannabis para uso no Brasil

O produto trata-se de uma solução de uso oral e será fabricado na Colômbia e, depois de pronto, iniciará a distribuição e a comercialização no Brasil.

2 de dezembro de 2021