fbpx

quarta, 19 de janeiro de 2022

Norte e Nordeste lideram buscas por concursos públicos no Google

Levantamento realizado pelo Gran Cursos Online mostra que o estado que mais buscou por concursos públicos foi o Acre, seguido por Rondônia, Paraíba, Roraima, Sergipe e Piauí.

16 de dezembro de 2021

Compartilhe

Funcionários públicos chegam a ganhar salários até 70% superiores (Foto: Reprodução)

O Norte e o Nordeste do Brasil foram as regiões que mais buscaram por “concurso público” no Google no mês de outubro deste ano. É o que aponta um levantamento realizado pelo Gran Cursos Online, empresa especializada em educação e capacitação para concursos públicos, que considerou todo o mês para a análise. Um cargo público oferece a possibilidade de estabilidade financeira além de crescimento profissional.

O estado que mais buscou por concursos públicos foi o Acre, seguido por Rondônia, Paraíba, Roraima, Sergipe, Piauí, Pará e Ceará. No ano anterior, o Norte e o Nordeste também lideraram a lista, demonstrando uma tendência estável nessas regiões na procura por concursos públicos.

A ordem dos estados mudou um pouco, mas o Norte e Nordeste continuam em peso no topo da lista. O Distrito Federal, na região Centro-Oeste do país, também aparece no ranking nos dois anos analisados.

“Muitos procuram concursos públicos pela estabilidade que um cargo ou emprego público pode dar. A pandemia impactou os brasileiros com uma grande crise econômica. Milhares de pessoas perderam seus empregos e entenderam que trabalhar para empresas privadas, muitas vezes, não oferece a estabilidade desejada”, explica Gabriel Granjeiro, diretor-presidente do Gran Cursos Online.

Já um profissional concursado só pode ser dispensado por causas graves. É possível então alcançar uma estabilidade financeira e ter certeza que o dinheiro vai chegar no final do mês. Assim, quem conquistou um cargo público pode fazer planos com mais segurança, como investir nas viagens dos sonhos ou até mesmo na compra de um imóvel.

De acordo com um relatório do Banco Mundial, os funcionários públicos chegam a ganhar salários até 70% superiores do que funcionários que atuam no setor privado. Outro diferencial é não precisar de indicação ou contatos para um cargo.

No concurso público, todos os candidatos têm chances iguais e dependem do seu próprio desempenho nas provas e preparação para o cargo. Também não é necessário comprovar experiência prévia. O funcionário público conta com os direitos previstos na CLT bem como reajuste salarial garantido.

Além dos benefícios financeiros, um cargo público apresenta a possibilidade de crescimento profissional – muitos cargos oferecem plano de carreira. Também é possível prestar novo concurso público para um melhor cargo no futuro. Um profissional concursado ainda conta com condições especiais de aposentadoria.

Para os que se empolgaram com a possibilidade ou os que já estão procurando por concursos públicos, o ideal é encontrar uma vaga que encaixe nas aspirações profissionais. É importante ler o edital e ficar atento às datas de inscrição e provas. Para o estudo, é sempre importante verificar como foram as provas passadas para se ter uma ideia da abrangência do conhecimento requerido. 

Leia mais:

Leia mais sobre Brasil

Reforço vacinal tem intervalo reduzido e imunossuprimidos terão 4ª dose

Redução no intervalo para a dose de reforço quer ampliar a proteção contra a variante Ômicron. No caso dos imunossuprimidos, o intervalo conta a partir da 3ª dose.

20 de dezembro de 2021

Covid-19: Rio de Janeiro confirma primeiro caso da variante Ômicron

Mulher, cuja identidade não foi revelada, tomou a segunda dose da vacina contra covid-19 em março e não tomou a dose de reforço. Ela chegou ao Rio vindo de Chicago.

20 de dezembro de 2021

Chuvas no Sul da Bahia causam mais duas mortes, indica governo

Segundo órgão baiano, ao menos 14 pessoas morreram e 276 ficaram feridas em função dos eventos hidrológicos. Até ontem, 63 cidades baianas já tinham decretado emergência.

19 de dezembro de 2021

Garoto sofre racismo em escola: “Saudade de quando preto era escravo”

Em mensagens compartilhadas em grupo, alunos de colégio de BH fizeram comentários de cunho racista. Família levará caso à polícia.

19 de dezembro de 2021

Câmara técnica citada por Queiroga é favorável à vacinação infantil

No sábado, ministro da Saúde, Marcelo Queiroga disse que tema requer análise aprofundada de técnicos, mas especialistas já se manifestaram a favor do tema.

19 de dezembro de 2021

Ninguém acerta a Mega-Sena; próximo sorteio é da Mega da Virada

São os seguintes os números sorteados: 02 - 08 - 34 - 38 - 47 - 51. O prêmio da Mega-Sena da Virada está está estimado em R$ 350 milhões.

19 de dezembro de 2021

Miguel e Helena lideram ranking de nomes mais comuns no Brasil em 2021

Gael é o terceiro nome mais escolhido entre os meninos no Brasil com 23.973 registros no ano de 2021, mostra levantamento da Arpen Brasil.

19 de dezembro de 2021

Queiroga anuncia redução do intervalo da 3ª dose de 5 para 4 meses

Objetivo da medida anunciada por Queiroga é ampliar proteção da população com avanço da variante Ômicron. Portaria com modificação será publicada na segunda-feira.

19 de dezembro de 2021