fbpx

sábado, 08 de maio de 2021

Markun lança série sobre experiências de quem escolheu Portugal para morar

"Se Calhar - Brasileiros em Portugal" é uma série de podcasts que estreia com seis episódios nesta terça-feira (6). A peridiocidade entre os episódios será quinzenal.

5 de abril de 2021

Compartilhe

Markun, este ano, fará 50 anos de jornalismo (Foto: Divulgação)

Depois de ter passado pelos principais meio de comunicação do Brasil e de presidir a TV Cultura nacional, o escritor e jornalista Paulo Markun resolveu criar uma série de podcasts sobre a experiência de brasileiros que escolheram Portugal como morada. O mesmo, Markun fez há três anos, ao escolher Lisboa como seu novo endereço.

A série, intitulada “Se Calhar – Brasileiros em Portugal”, estreia a primeira temporada com seis episódios. Cada um com aproximadamente 20 minutos.

Cada podcast traz seis conterrâneos de Markun para relatar suas experiências em terras de além-mar: Lira Neto, Luana Piovani, Yamandu Costa, Odinei Edson, Bebel Moraes e Daniel Mattar e Henrique Ribeiro.

A estreia acontece nesta terça-feira (6), trazendo uma entrevista do escritor Lira Neto, que acaba de lançar um livro sobre os judeus sefarditas portugueses que fundaram Nova Iorque – Arrancados da Terra.

A periodicidade dos episódios é quinzenal. 

A ideia dos podcasts

Paulo Markun explica que resolveu desenvolver os podcasts por ser “um formato que tem crescente aceitação pelo público” tanto em Portugal quanto no Brasil.

“Como o velho e bom rádio, permite conciliar informação e entretenimento com outras atividades”, justifica o jornalista.

Markun também destaca que os brasileiros são a maior comunidade estrangeira em Portugal, mas que há poucos projetos voltados a esse público. A mesma deficiência, segundo ele, é encontrada em conteúdos voltados para os que seguem no Brasil mas que têm o desejo de morar em Portugal.

“Há páginas em redes sociais e canais no YouTube, mas são direcionados para responder a questões mais pragmáticas ou a orientar quem deseja migrar. Se Calhar pretende conhecer melhor a experiência de quem já fez esse movimento, em várias áreas de atuação. Além de falar um pouco sobre peculiaridades que me chamaram a atenção. Compartilhamos a língua, muitos costumes e toda nossa história, mas há diferenças importantes. Entendê-las é um caminho para a integração de quem vem do outro lado do Atlântico”, explicou Markun. 

O jornalista já tem 15 livros publicados, mais de uma centena de documentários e está completando 50 anos no jornalismo. Já realizou uma série de TV sobre Brasil e Portugal, Lá e Cá, exibida em 2010 pela RTP 2 e TV Cultura, em parceria com Carlos Fino. 

Da Redação, com informações da assessoria

Leia mais sobre Brasil

Órgãos públicos pedem adiamento da nova política do WhatsApp

Os órgãos argumentam que sugestões propostas pelas instituições não foram acolhidas nos novos termos. O App anunciou a atualização de sua política de privacidade em janeiro.

7 de maio de 2021

Polícia Federal apreende minério irregular no Amazonas e no Pará

No Amazonas, uma tonelada de minério de tantalita foi apreendida, que é matéria-prima que emprega na produção de telefones celulares, circuitos de computadores.

7 de maio de 2021

Supremo Tribunal Federal ‘sai do ar’ após suspeita de ataque hacker

O Supremo afirmou ter identificado acessos “fora do padrão” na quinta-feira, o que levou os técnicos do tribunal a restringir o acesso ao portal da Corte, diz nota.

7 de maio de 2021

IBGE indica que 18,3% dos adultos sofreram algum tipo de violência

Pesquisa, divulgada nesta sexta (7), ouviu moradores de 108 mil domicílios sobre violência, sexo e saúde, segurança no trânsito e no trabalho, e segurança pública.

7 de maio de 2021

Justiça revoga prisão domiciliar do ex-deputado Eduardo Cunha

Desembargador do TRF1 atendeu a pedido de habeas corpus da defesa no processo que está relacionado à Operação Sepsis.

7 de maio de 2021

Pesquisador do Inpa é o mais influente do Brasil em mudanças climáticas

Philip Fearnside está em 153º lugar em lista dos mil cientistas mais influentes do mundo na área de mudanças climáticas e é o primeiro dos cinco listados no Brasil.

6 de maio de 2021

Justiça manda PF arquivar investigação contra Sonia Guajajara

Em um inquérito aberto a pedido da Fundação Nacional do Índio (Funai), a indígena era acusada de difamação contra o Governo Federal em uma websérie.

6 de maio de 2021

Senado aprova penas mais duras contra crimes cibernéticos

O texto, de origem no Senado, sofreu alterações na Câmara e voltou ao Senado, onde essas alterações foram confirmadas. Agora, segue para sanção presidencial.

6 de maio de 2021