fbpx

quinta, 18 de agosto de 2022

Markun lança série sobre experiências de quem escolheu Portugal para morar

"Se Calhar - Brasileiros em Portugal" é uma série de podcasts que estreia com seis episódios nesta terça-feira (6). A peridiocidade entre os episódios será quinzenal.

5 de abril de 2021

Compartilhe

Markun, este ano, fará 50 anos de jornalismo (Foto: Divulgação)

Depois de ter passado pelos principais meio de comunicação do Brasil e de presidir a TV Cultura nacional, o escritor e jornalista Paulo Markun resolveu criar uma série de podcasts sobre a experiência de brasileiros que escolheram Portugal como morada. O mesmo, Markun fez há três anos, ao escolher Lisboa como seu novo endereço.

A série, intitulada “Se Calhar – Brasileiros em Portugal”, estreia a primeira temporada com seis episódios. Cada um com aproximadamente 20 minutos.

Cada podcast traz seis conterrâneos de Markun para relatar suas experiências em terras de além-mar: Lira Neto, Luana Piovani, Yamandu Costa, Odinei Edson, Bebel Moraes e Daniel Mattar e Henrique Ribeiro.

A estreia acontece nesta terça-feira (6), trazendo uma entrevista do escritor Lira Neto, que acaba de lançar um livro sobre os judeus sefarditas portugueses que fundaram Nova Iorque – Arrancados da Terra.

A periodicidade dos episódios é quinzenal. 

A ideia dos podcasts

Paulo Markun explica que resolveu desenvolver os podcasts por ser “um formato que tem crescente aceitação pelo público” tanto em Portugal quanto no Brasil.

“Como o velho e bom rádio, permite conciliar informação e entretenimento com outras atividades”, justifica o jornalista.

Markun também destaca que os brasileiros são a maior comunidade estrangeira em Portugal, mas que há poucos projetos voltados a esse público. A mesma deficiência, segundo ele, é encontrada em conteúdos voltados para os que seguem no Brasil mas que têm o desejo de morar em Portugal.

“Há páginas em redes sociais e canais no YouTube, mas são direcionados para responder a questões mais pragmáticas ou a orientar quem deseja migrar. Se Calhar pretende conhecer melhor a experiência de quem já fez esse movimento, em várias áreas de atuação. Além de falar um pouco sobre peculiaridades que me chamaram a atenção. Compartilhamos a língua, muitos costumes e toda nossa história, mas há diferenças importantes. Entendê-las é um caminho para a integração de quem vem do outro lado do Atlântico”, explicou Markun. 

O jornalista já tem 15 livros publicados, mais de uma centena de documentários e está completando 50 anos no jornalismo. Já realizou uma série de TV sobre Brasil e Portugal, Lá e Cá, exibida em 2010 pela RTP 2 e TV Cultura, em parceria com Carlos Fino. 

Da Redação, com informações da assessoria

Leia mais sobre Brasil

Reforço vacinal tem intervalo reduzido e imunossuprimidos terão 4ª dose

Redução no intervalo para a dose de reforço quer ampliar a proteção contra a variante Ômicron. No caso dos imunossuprimidos, o intervalo conta a partir da 3ª dose.

20 de dezembro de 2021

Covid-19: Rio de Janeiro confirma primeiro caso da variante Ômicron

Mulher, cuja identidade não foi revelada, tomou a segunda dose da vacina contra covid-19 em março e não tomou a dose de reforço. Ela chegou ao Rio vindo de Chicago.

20 de dezembro de 2021

Chuvas no Sul da Bahia causam mais duas mortes, indica governo

Segundo órgão baiano, ao menos 14 pessoas morreram e 276 ficaram feridas em função dos eventos hidrológicos. Até ontem, 63 cidades baianas já tinham decretado emergência.

19 de dezembro de 2021

Garoto sofre racismo em escola: “Saudade de quando preto era escravo”

Em mensagens compartilhadas em grupo, alunos de colégio de BH fizeram comentários de cunho racista. Família levará caso à polícia.

19 de dezembro de 2021

Câmara técnica citada por Queiroga é favorável à vacinação infantil

No sábado, ministro da Saúde, Marcelo Queiroga disse que tema requer análise aprofundada de técnicos, mas especialistas já se manifestaram a favor do tema.

19 de dezembro de 2021

Ninguém acerta a Mega-Sena; próximo sorteio é da Mega da Virada

São os seguintes os números sorteados: 02 - 08 - 34 - 38 - 47 - 51. O prêmio da Mega-Sena da Virada está está estimado em R$ 350 milhões.

19 de dezembro de 2021

Miguel e Helena lideram ranking de nomes mais comuns no Brasil em 2021

Gael é o terceiro nome mais escolhido entre os meninos no Brasil com 23.973 registros no ano de 2021, mostra levantamento da Arpen Brasil.

19 de dezembro de 2021

Queiroga anuncia redução do intervalo da 3ª dose de 5 para 4 meses

Objetivo da medida anunciada por Queiroga é ampliar proteção da população com avanço da variante Ômicron. Portaria com modificação será publicada na segunda-feira.

19 de dezembro de 2021