"Se Calhar - Brasileiros em Portugal" é uma série de podcasts que estreia com seis episódios nesta terça-feira (6). A peridiocidade entre os episódios será quinzenal.
Markun, este ano, fará 50 anos de jornalismo (Foto: Divulgação)
Depois de ter passado pelos principais meio de comunicação do Brasil e de presidir a TV Cultura nacional, o escritor e jornalista Paulo Markun resolveu criar uma série de podcasts sobre a experiência de brasileiros que escolheram Portugal como morada. O mesmo, Markun fez há três anos, ao escolher Lisboa como seu novo endereço.
A série, intitulada “Se Calhar – Brasileiros em Portugal”, estreia a primeira temporada com seis episódios. Cada um com aproximadamente 20 minutos.
Cada podcast traz seis conterrâneos de Markun para relatar suas experiências em terras de além-mar: Lira Neto, Luana Piovani, Yamandu Costa, Odinei Edson, Bebel Moraes e Daniel Mattar e Henrique Ribeiro.
A estreia acontece nesta terça-feira (6), trazendo uma entrevista do escritor Lira Neto, que acaba de lançar um livro sobre os judeus sefarditas portugueses que fundaram Nova Iorque – Arrancados da Terra.
A periodicidade dos episódios é quinzenal.
Paulo Markun explica que resolveu desenvolver os podcasts por ser “um formato que tem crescente aceitação pelo público” tanto em Portugal quanto no Brasil.
“Como o velho e bom rádio, permite conciliar informação e entretenimento com outras atividades”, justifica o jornalista.
Markun também destaca que os brasileiros são a maior comunidade estrangeira em Portugal, mas que há poucos projetos voltados a esse público. A mesma deficiência, segundo ele, é encontrada em conteúdos voltados para os que seguem no Brasil mas que têm o desejo de morar em Portugal.
“Há páginas em redes sociais e canais no YouTube, mas são direcionados para responder a questões mais pragmáticas ou a orientar quem deseja migrar. Se Calhar pretende conhecer melhor a experiência de quem já fez esse movimento, em várias áreas de atuação. Além de falar um pouco sobre peculiaridades que me chamaram a atenção. Compartilhamos a língua, muitos costumes e toda nossa história, mas há diferenças importantes. Entendê-las é um caminho para a integração de quem vem do outro lado do Atlântico”, explicou Markun.
O jornalista já tem 15 livros publicados, mais de uma centena de documentários e está completando 50 anos no jornalismo. Já realizou uma série de TV sobre Brasil e Portugal, Lá e Cá, exibida em 2010 pela RTP 2 e TV Cultura, em parceria com Carlos Fino.
Da Redação, com informações da assessoria