fbpx

domingo, 28 de fevereiro de 2021

Lewandowski envia à PGR notícia-crime contra o Bolsonaro e Pazuello

A medida foi em razão aos supostos atos omissivos e comissivos na adoção de medidas para o combate à pandemia do coronavírus no Brasil.

22 de janeiro de 2021

Compartilhe

Presidente é acusado de não tomar providências para sanar a crise de oxigênio no AM (Foto:Divulgação

O ministro Ricardo Lewandowski, do Supremo Tribunal Federal (STF), encaminhou ao procurador-geral da República, Augusto Aras, notícia-crime contra o presidente da República, Jair Bolsonaro, e o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello.

A medida foi em razão aos supostos atos omissivos e comissivos na adoção de medidas para o combate à pandemia do coronavírus no Brasil.

O encaminhamento foi feito para conhecimento e providências que Aras entender cabíveis, pois apenas o procurador-geral pode oferecer denúncia pela prática de crime comum contra o presidente da República e contra ministro de Estado.

Descompromisso

Segundo a Petição (Pet) 9394, protocolada por oito deputados federais do Partido Comunista do Brasil (PCdoB), o “descompromisso” de Bolsonaro e de Pazzuelo com o enfrentamento à Covid-19 deixou gestores locais “à deriva”.

Os parlamentares afirmam que o governo teria sido omisso, por exemplo, ao não tomar providências para evitar a falta de oxigênio hospitalar no sistema de saúde do Amazonas, especialmente em Manaus, mesmo tendo sido comunicado da iminência do colapso uma semana antes.

Na petição, eles argumentam que o presidente da República e o ministro da Saúde podem ter cometido o crime tipificado no artigo 132 do Código Penal (expor a vida ou a saúde de outrem a perigo direto e iminente ao propagar a utilização de medicamentos que não têm eficácia científica).

Prevaricação

Outro possível crime apontado é o de prevaricação (artigo 319 do CP), por retardarem ou deixarem de praticar ato a que estão obrigados, em razão do exercício de suas funções para atender a sentimento ou interesse próprios.

Os parlamentares pedem o encaminhamento da notícia-crime ao procurador-geral da República, para que adote “providências no sentido de determinar a apuração dos fatos expostos e que, com certeza, já são de seu conhecimento, em vista da elucidação das devidas responsabilidades criminais”.

Leia Mais:

Leia mais sobre Brasil

Satélite Amazonia 1 será lançado na madrugada deste domingo

Lançamento do satélite Amazonia 1 acontece no início da madrugada deste domingo e aumenta autonomia brasileira no monitoramento de florestas.

27 de fevereiro de 2021

Seis dezenas da Mega valem R$ 50 milhões no sorteio deste sábado

Sorteio das seis dezenas da Mega-Sena acumulada acontece a partir das 20h (de Brasília) e o prêmio é de R$ 50 milhões.

27 de fevereiro de 2021

Suspensão de benefícios volta a ocorrer com calendário da Previdência

Prova de vida tem calendário divulgado pelo INSS e, a partir de maio, será retomada a suspensão de benefícios para quem não a efetivar.

26 de fevereiro de 2021

Presidente do Instituto de Pesquisas Educacionais é exonerado

Ainda não foi anunciado o nome de quem substituirá Alexandre Lopes. Nesta semana, o ex-presidente do Inep definira o cronograma para 2021.

26 de fevereiro de 2021

População desocupada no país cai, e atinge 13,9 milhões de pessoas

No patamar de 13,9% a taxa de desocupação do Brasil no último trimestre de 2020 está acima do média para o exercício de 2020, informa o IBGE.

26 de fevereiro de 2021

Clima econômico está melhor no país neste 1º trimestre, diz FGV

No nível de 72,3 pontos, o Indicador Clima Econômico, da Fundação Getulio Vargas, está abaixo da média brasileira que é de 77,8 em dez anos.

26 de fevereiro de 2021

Plenário do Senado deve analisar PEC Emergencial nesta quinta-feira

Apesar de constar na pauta, a votação da matéria ainda depende de entendimentos entre os líderes. PEC prevê retomada do pagamento de auxílio emergencial entre outras medidas.

25 de fevereiro de 2021

Prorrogada MP que isenta consumidores de pagar energia no Amapá

Em novembro de 2020, o Amapá enfrentou apagão e uma crise no fornecimento de energia elétrica, causada por incêndio em subestação local.

25 de fevereiro de 2021