fbpx

sábado, 19 de junho de 2021

Lewandowski determina diligências em inquérito contra Pazuello

Relator do inquérito contra Pazuello, Lewandowski autorizou depoimentos de funcionários do Ministério da Saúde e das secretarias de Saúde do Amazonas e de Manaus.

15 de fevereiro de 2021

Compartilhe

Até o momento apenas Pazuello foi ouvido (Foto: José Dias/PR)

O ministro Ricardo Lewandowski, do Supremo Tribunal Federal (STF), aceitou pedido da Procuradoria-Geral da República e determinou à Polícia Federal que realize uma série de diligências no inquérito que apura a responsabilidade do ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, na crise de Manaus, marcada pela falta de oxigênio hospitalar.

Até o momento apenas Pazuello foi ouvido. Ele negou ter cometido irregularidades ou se omitido diante da crise.

Relator do inquérito contra Pazuello, Lewandowski autorizou depoimentos de funcionários do Ministério da Saúde e das secretarias de Saúde do Amazonas e de Manaus e acesso a e-mails trocados entre os servidores dos três órgãos.

O ministro também determinou a oitiva de representantes da White Martins, empresa privada fornecedora de oxigênio hospitalar, e a identificação de gastos com a compra e a distribuição dos medicamentos cloroquina e hidroxicloroquina e dos testes do tipo RT-PCR.

Também serão ouvidos os desenvolvedores do aplicativo TrateCOV, do governo federal, que receitava remédios como cloroquina e hidroxicloroquina para qualquer sintoma apresentado por usuários, contrariando recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS).

Fonte: Congresso em Foco

Leia mais sobre Brasil

Webinar discute papel do STF para promoção do desenvolvimento sustentável

O STF criou um Grupo de Trabalho para institucionalizar a Agenda 2030 na Corte, classificando os processos do acervo de acordo com os ODS para priorização dos temas.

18 de junho de 2021

Flávio Dino anuncia desfiliação do PCdoB e deve migrar para o PSB

O nome do governador do Maranhão é visto como uma possível aposta dos socialistas para uma disputa majoritária ao Planalto ou ao Senado em 2022.

17 de junho de 2021

Brasileiros são os que mais têm medo da violência no mundo, aponta pesquisa

Segundo a pesquisa Global Peace Index 2021, 83% dos brasileiros se disseram muito preocupados com relação à violência global. Índice está muito acima da média mundial (60%).

17 de junho de 2021

Bibliotecas e museus foram setores culturais menos conectados em 2020

Instituições culturais com maior índice de acesso à internet foram cinemas (99%), arquivos (98%) e pontos de cultura (91%).

17 de junho de 2021

CCJ adia análise de projeto que muda demarcação de terra indígena

Projeto altera o Estatuto do Índio, definido na Constituição de 1988. O processo volta para a pauta do colegiado, após o prazo de duas sessões do plenário da Casa.

16 de junho de 2021

Cientistas encontram marcadores para microcefalia causada por zika

Os resultados podem contribuir para o diagnóstico precoce e monitoramento da zika congênita, tanto em bebês com microcefalia quanto nos assintomáticos.

16 de junho de 2021

Após Witzel dizer que ia, STF dá aval para ex-governador se ausentar da CPI

Advogados do ex-governador alegaram que o depoimento seria ilegal porque Witzel foi convocado como testemunha para depor sobre fatos ao quais responde como investigado.

16 de junho de 2021

Felicidade do brasileiro cai em meio a pandemia

Pesquisa da FGV mostra aumento da desigualdade e diminuição da renda no Brasil. Índice de satisfação com a vida chega a menor patamar dos últimos 15 anos.

15 de junho de 2021