fbpx

quinta, 06 de maio de 2021

Governo qualifica três projetos de leilão de transmissão de energia

Ficam qualificados o primeiro e o segundo leilões de transmissão de energia elétrica de 2021, e um leilão para suprir sistemas isolados.

22 de março de 2021

Compartilhe

Publicação no DOU anuncia leilões de transmissão de energia neste ano (Foto: Eustáquio Libório/RT1)

O Diário Oficial da União (DOU) publicou nesta segunda-feira (22) um decreto qualificando para o Programa de Parcerias de Investimentos (PPI) três leilões no setor de energia elétrica. No ano passado só aconteceu um evento.

Pelo edital ficam qualificados o primeiro e o segundo leilões de transmissão de energia elétrica de 2021, e um leilão para suprimento aos sistemas isolados. Com o decreto, o governo sinaliza que vai retomar a realização de dois certames por ano para o setor de transmissão. Em 2020, por causa da pandemia, o governo só fez um leilão de transmissão. Foi em dezembro.

O edital para o primeiro leilão de transmissão foi aprovado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) no início de fevereiro. O leilão, previsto para 30 de junho, será para a construção e manutenção de 515 quilômetros de linhas de transmissão, sendo dividido em cinco lotes.

Estados contemplados

Os empreendimentos contemplarão seis estados: Acre, Mato Grosso, Rio de Janeiro, Rondônia, São Paulo e Tocantins. O prazo de conclusão das obras é de 36 a 60 meses. A expectativa de investimento é de R$ 1,3 bilhão.

Pelo edital, sairá vencedora a empresa que oferecer o maior deságio, ou seja, o menor valor em relação ao valor máximo fixado no leilão. O edital ainda tem que passar por análise do Tribunal de Contas da União (TCU).

Leilão em fase estudos

Segundo a página do PPI na internet, o segundo leilão de transmissão ainda está em fase de estudos. A previsão é que o certame seja destinado a construção, operação e manutenção de instalações de transmissão na Bahia, Paraná e Pernambuco, totalizando 866 quilômetros de linhas de transmissão. A duração dos contratos será de 30 anos

O decreto também trata da realização de um leilão de suprimentos para os sistemas isolados, aqueles que não estão integrados ao Sistema Interligado Nacional (SIN). No total, serão atendidas 23 localidades de 5 estados da Região Norte: Acre (3), Amazonas (5), Pará (10), Rondônia (2) e Roraima (3).

O início de suprimento está previsto para janeiro de 2023 e os prazos contratuais variam de 2 a 15 anos, a depender da previsão de interligação dessas localidades ao SIN.

Leia mais:

Leia mais sobre Brasil

Pesquisador do Inpa é o mais influente do Brasil em mudanças climáticas

Philip Fearnside está em 153º lugar em lista dos mil cientistas mais influentes do mundo na área de mudanças climáticas e é o primeiro dos cinco listados no Brasil.

6 de maio de 2021

Justiça manda PF arquivar investigação contra Sonia Guajajara

Em um inquérito aberto a pedido da Fundação Nacional do Índio (Funai), a indígena era acusada de difamação contra o Governo Federal em uma websérie.

6 de maio de 2021

Senado aprova penas mais duras contra crimes cibernéticos

O texto, de origem no Senado, sofreu alterações na Câmara e voltou ao Senado, onde essas alterações foram confirmadas. Agora, segue para sanção presidencial.

6 de maio de 2021

Senado aprova prorrogação da suspensão de pagamento do Fies

A proposta prorroga o período de suspensão de pagamento das obrigações relativas ao Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) até o final de 2021. Projeto segue para Câmara.

5 de maio de 2021

Painel do MEC mostra panorama do ensino no país diante da pandemia

O painel lista as ações de enfrentamento da pandemia e o envolvimento das instituições federais de ensino. Foram identificadas 1.680 ações que teriam beneficiado 24,9 milhões

5 de maio de 2021

Ministério libera verba para estados investirem em segurança pública

A verba é do Fundo Nacional de Segurança Pública e poderá ser aplicada na compra de equipamentos, viaturas, tecnologia e capacitação dos profissionais.

5 de maio de 2021

Morre Paulo Gustavo, aos 42 anos, por complicações da Covid-19

O artista estava internado no hospital Copa Star, em Copacabana. Ele deixa o marido e 2 filhos, ambos com apenas 1 ano de idade. O ator estava internado desde 13 de março.

4 de maio de 2021

Após melhora no quadro, Bruno Covas é extubado e deixa UTI

Os médicos que o atendem disseram que Covas está bem, fazendo piadas e querendo assistir ao jogo do time pelo qual torce, o Santos, contra o The Strongest, nesta terça.

4 de maio de 2021