fbpx

quarta, 28 de julho de 2021

Governo determina redução de vazão de água em usinas no rio Paraná

Usinas hidrelétricas devem começar estudos para efetivar a diminuição a partir de 1º de julho. A medida busca evitar possíveis apagões por causa da seca.

12 de junho de 2021

Compartilhe

Governo vai diminuir a vazão para segurar água no reservatório. (Foto: Reprodução)

O Ministério de Minas e Energia publicou na sexta-feira (11), no Diário Oficial da União, uma portaria que determina a redução da vazão mínima nas usinas hidrelétricas de Jupiá e Porto Primavera, localizadas no Rio Paraná, na divisa de São Paulo e Mato Grosso do Sul.

A medida busca evitar possíveis apagões por causa da seca e da queda no nível dos reservatórios.

Segundo o documento, as concessionárias que operam as usinas devem começar imediatamente os testes para que a partir de 1º de julho as vazões sejam efetivamente reduzidas.

A usina de Jupiá deverá funcionar com uma vazão de 2.300 m³/s, e a de Porto Primavera, 2.700 m³/s.

De acordo com comunicado da pasta, o objetivo da medida é dar “efetividade e celeridade às deliberações tomadas pelo CMSE (Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico), em face da situação hidrológica crítica atualmente vivenciada na bacia do rio Paraná”.

As medidas estão em consonância com os Planos de Ação aprovados pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), no âmbito da situação crítica de escassez quantitativa dos recursos hídricos na Região Hidrográfica do Paraná, declarada pela Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA)”, diz o ministério.

No começo de junho, o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) mandou nota técnica ao Ministério de Minas Energia e à ANA , alertando que os reservatórios de ao menos 8 usinas hidrelétricas nas regiões Sudeste e Centro-Oeste podem estar praticamente vazios até o final de novembro.

Segundo o ONS, considerando as previsões de afluência obtidas com a chuva de 2020, a perspectiva é a perda do controle hidráulico de reservatórios da bacia do Rio Paraná no 2º semestre de 2021.

Em 1º de junho, a ANA declarou situação hídrica crítica na bacia do Rio Paraná, que abrange parte dos territórios de 5 estados – Goiás, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, São Paulo e Paraná.

Informações do Poder 360

Leia Mais:

Leia mais sobre Brasil

Orlando Drummond, o ‘Seu Peru’, morre aos 101 anos e corpo será cremado no RJ

Drummond morreu ontem à noite, aos 101 anos de idade de falência de múltiplos órgãos. O ator estava em casa, no bairro de Vila Isabel, zona norte do Rio de Janeiro.

28 de julho de 2021

CNPq garante que existem backups e não há perda na Plataforma Lattes

A queda dos sistemas causou preocupação entre pesquisadores brasileiros e estrangeiros, pois a Plataforma Lattes é uma das bases de dados e referência acadêmica no Brasil.

27 de julho de 2021

Sítio Roberto Burle Marx é escolhido como Patrimônio Mundial da Unesco

Jardins, viveiros de plantas, sete edificações e seis lagos integram o espaço, que oferece ao público também um acervo museológico de mais de três mil itens.

27 de julho de 2021

Inscrições para o Fies do segundo semestre têm início amanhã

Os candidatos interessados poderão efetuar a inscrição no portal do Fies entre os dias 27 e 30 de julho deste ano.

26 de julho de 2021

Governo amplia lista de produtos médicos cuja exportação é proibida

Estão agora na lista: solução de cloreto de sódio 0,9%, seringas, sem agulha, de plástico, com capacidade de 1 ml; seringas, sem agulha ou com agulhas de 22 Gx1", 23 ou 24.

26 de julho de 2021

Prouni: comprovação para primeira chamada termina nesta quarta-feira

A perda do prazo ou a não comprovação das informações implicará automaticamente na reprovação do candidato, segundo o Ministério da Educação.

26 de julho de 2021

Domingo do Brasil nas Olimpíadas tem medalhas de prata e bronze

No skate street masculino, Kelvin Hoefler ficou com a prata e nos 66 quilos do Judô, Daniel Cargnin leva para casa a medalha de bronze dos jogos Olimpícos.

25 de julho de 2021

Mega Sena não tem ganhador e acumula prêmio de R$ 12 milhões

No sorteio desta semana, nenhum apostador conseguiu acertar os seis números necessários para levar o prêmio, com isso, na próxima semana, a estimativa de prêmio é de R$ 12 mi

25 de julho de 2021