fbpx

terça, 15 de junho de 2021

Fenaj vai à Justiça para incluir jornalistas no plano de imunização

Levantamento mais recente da entidade mostra que, este ano, morreu em média um profissional da imprensa por dia no Brasil, um salto de 280% em relação aos óbitos registrados.

10 de junho de 2021

Compartilhe

Profissionais precisam cobrir os acontecimentos mesmo na pandemia (Foto: Reprodução)

A Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj) entrou com uma ação civil pública contra a União no Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF-1), ontem (9). A entidade reivindica a revisão do Plano Nacional de Imunização (PNI) e a inclusão dos profissionais de imprensa nos grupos prioritários de vacinação contra a Covid-19.

No mês passado, a federação montou uma campanha online para pressionar o Governo Federal com relação à pauta.

Justificativa

O principal argumento da Fenaj são os números de mortes entre profissionais da imprensa monitorados diariamente em todo o Brasil.

Em live promovida na noite de ontem, a entidade apresentou os dados mais recentes sobre os casos de Covid na categoria: em 2021, em média um jornalista morreu vítima da doença no Brasil. Em números absolutos, 155 trabalhadores da comunicação morreram entre janeiro e o dia 3 de junho deste ano, um salto de 280% em relação aos óbitos registrados em 2020.

Os estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Pará e Amazonas concentram mais de um terço (37,8%) dos óbitos. A faixa etária de 50 a 70 anos responde por metade das mortes (50,4%). Em termos gerais, a idade média das vítimas é de 59,5 anos. Se forem consideradas apenas mulheres, a idade cai para 49,5 anos.

O deputado federal Dagoberto Nogueira (PDT-MS), autor de um projeto de lei que prevê a inclusão dos jornalistas no Plano Nacional de Imunização, participou da live desta quarta-feira (9). O parlamentar destacou a importância do papel da imprensa na pandemia. “São os jornalistas que dão um norte e orientam a população. Para isso, se colocam em risco diariamente. É imprescindível que sejam imunizados”, disse.

Com informações da assessoria

Leia Mais:

Leia mais sobre Brasil

Pesquisa aponta inacessibilidade de sites culturais

Segundo pesquisa realizada pelo Centro Cultural Banco do Brasil, a ausência de ferramentas de acessibilidade para sites culturais afasta o público portador de deficiência.

15 de junho de 2021

Corte de energia elétrica é suspenso pela Aneel por mais três meses

Famílias de baixa renda, cadastradas no CadÚnico do governo federal, não poderão ter o serviço suspenso por falta de pagamento. A medida beneficia 12 milhões de famílias.

15 de junho de 2021

Quatro em dez alunos pensaram em parar os estudos devido à pandemia

A pesquisa ouviu 68.144 jovens de todo o país. Mais da metade (56%) dos jovens de 15 a 29 anos consultados interromperam seus cursos durante a pandemia.

15 de junho de 2021

Sistema penitenciário é “tragédia humanitária”, diz Gilmar Mendes

A Segunda Turma do STF discute o descumprimento de medida que concedeu prisão domiciliar a todos os detentos que são pais ou responsáveis por crianças menores de 12 anos.

15 de junho de 2021

Aumentam casos de violência contra pessoas idosas no Brasil

Assistente social diz que Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa, que ocorre hoje (15), deve servir de alerta e de visibilidade sobre o tema.

15 de junho de 2021

Ministério autoriza envio da Força Nacional para reserva Yanomami

Agentes da tropa federal ficaram na capital de Roraima, Boa Vista, por pelo menos 90 dias. Por segurança, o número de agentes deslocado não foi informado.

14 de junho de 2021

MPF busca na Justiça escolta à indígenas após ataque na divisa entre Pará e Amazonas

O ônibus com 72 lideranças indígenas do povo Munduruku foi alvo de tiros de garimpeiros ilegais, enquanto saiam do município de Jacareacanga em busca de ajuda em Brasília.

13 de junho de 2021

Fraudes no Auxílio Emergencial desviaram R$ 54,7 bi para quem não precisava

A falta de um banco de dados com as informações dos brasileiros permitiu fraudes na concessão do benefício. Ao menos 3,7 milhões foram cancelados, diz TCU.

13 de junho de 2021