fbpx

terça, 30 de novembro de 2021

Embrapa discute desafios para reduzir perdas e desperdício de alimentos

A Embrapa organiza dois importantes webnários com parceiros, neste mês de setembro. O primeiro acontece dia 17 e o segundo dia 29 de setembro.

11 de setembro de 2020

Compartilhe

Embrapa reúne com parceiros. (Foto: Reprodução)

A Embrapa organiza com parceiros, neste mês de setembro, dois importantes webinários que vão discutir os desafios para redução das perdas e do desperdício de alimentos.

O primeiro está marcado para o dia 17 de setembro às 13h30. Depois, no dia 29 às 16h, no Dia Internacional de Conscientização Sobre Perdas e Desperdício de Alimentos, o evento vai contar com representantes da FAO no Brasil e WWF-Brasil.

O webinário do dia 17 é parte do 8º Fórum Mundial de Sustentabilidade sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

O evento virtual envolve especialistas de diversos países para debater os eixos de “segurança alimentar e agricultura” e “transporte e mobilidade” alinhados aos ODS.

O pesquisador Gilmar Henz, da Secretaria de Inteligência de Relações Estratégicas, e o analista Gustavo Porpino, da Embrapa Alimentos e Territórios, irão abordar, respectivamente, os efeitos da pandemia na segurança alimentar e nutricional e oportunidades de políticas públicas alinhadas à redução do desperdício de alimentos.

A coordenação e moderação da sessão virtual será da pesquisadora Felicitas Schneider, do Thunen Institute.

Para Felicitas, que coordena o GT sobre perdas e desperdício de alimentos no MACS-G20 (Meeting of Agricultural Chief Scientists, vinculado ao G20), a contribuição com o Brasil fortalece a rede internacional de pesquisa e contribuições para políticas públicas, a fim de possibilitar redução considerável das perdas e desperdícios de alimentos em escala global.

“Parte desse objetivo é estabelecer, contribuir e manter uma rede global de especialistas trabalhando na área e apoiar a troca de conhecimento e a troca de experiências. Este webinário com a Embrapa e parceiros dá continuidade à participação do Thunen no workshop de lançamento da estratégia brasileira para redução do desperdício e à contribuição dos colegas do Brasil no workshop de Buenos Aires, que realizamos com a FAO em 2018”, comenta.

A pesquisadora salienta ainda que, neste ano, o encontro anual do MACS-G20 sobre o tema, será virtual.

A região de interesse neste ano é o Conselho de Cooperação do Golfo, que contempla Omã, Emirados Árabes Unidos, Arábia Saudita, Qatar, Bahrein e Kuwait. O workshop do MACS-G20 sobre perdas e desperdício irá ocorrer em 15 de outubro.

Conscientização

No dia 29 às 16h, a Embrapa Agroindústria de Alimentos e a Embrapa Alimentos e Territórios realizam webinário para debater o tema do dia mundial, que é uma data estabelecida pelas Nações Unidas.

O evento vai contar com o representante da FAO no Brasil, Rafael Zavala, e a Diretora de Sociedade Engajada da WWF-Brasil, Gabriela Yamaguchi.

O pesquisador Murillo Freire Junior, da Embrapa Agroindústria de Alimentos, apresentará tecnologias e protocolos pós-colheita para redução de perdas de alimentos.

Também participa do evento online o analista Gustavo Porpino, que vai abordar oportunidades de redução do desperdício de alimentos. A moderação ficará a cargo da analista Aline Bastos, também da Embrapa Agroindústria de Alimentos.

Segundo o relatório mais recente da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO/ONU) sobre segurança alimentar e nutricional, disponível aqui, a manutenção dos atuais padrões alimentares globais implicará em custos de 1,3 trilhão de dólares ao ano em 2030 para o sistema de saúde com doenças relacionadas a má nutrição.

A FAO enfatiza a importância de ampliar a adoção de dietas saudáveis e sustentáveis e ressalta a necessidade de possibilitar à população de menor renda acesso a uma dieta saudável.

No contexto do desafio de alimentar uma população mundial que chegará a 10 bilhões de pessoas em 2050, considera-se fundamental também reduzir as perdas e o desperdício de alimentos e aproveitar o máximo dos recursos que sustentam o sistema alimentar.

O Fórum Mundial de Sustentabilidade é coordenado pela MDPI Sustainability Foundation, com apoio da Universidade de Basel, Universidade de Genebra e da Rede de Soluções de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas (UN-SDSN). 

As inscrições para o Fórum do dia 17 são gratuitas e podem ser feitas aqui.

Leia mais sobre Brasil

Anvisa aprova novo tratamento para HIV com duas substâncias

A aprovação do novo medicamento, segundo a Anvisa, representa um avanço no tratamento, já que reúne em uma dose diária dois antirretrovirais.

30 de novembro de 2021

Queiroga descarta antecipar 3ª dose; OMS vê risco de avanço da variante

A Ômicron motivou alerta diante do alto número de mutações, mas cientistas afirmam que ainda é preciso investigar se ela tem a capacidade de maior transmissão.

30 de novembro de 2021

Lionel Messi bate Lewandowski e ganha a Bola de Ouro pela 7ª vez

Messi teve uma temporada difícil pelo Barcelona e ganhou apenas a Copa do Rei pelo clube. Ainda assim, conseguiu se destacar individualmente.

29 de novembro de 2021

Anvisa publicou regras para entrada de viajantes no Brasil; conheça-as

As regras, segundo a Anvisa, não restringem a entrada de brasileiros, de qualquer natureza ou origem. “Brasileiros não têm restrição de acesso ao país”, disse a agência.

29 de novembro de 2021

Flamengo demite Renato Gaúcho após derrota na final da Libertadores

Ele já vinha sofrendo bastante pressão dentro do clube e a postura desanimada diante do Grêmio, no qual não vibrou com os gols do Flamengo.

29 de novembro de 2021

Cinquenta e dois pesquisadores da Capes anunciam renúncia coletiva

Os pesquisadores que pediram renúncia de suas funções são das áreas de Matemática e Física. A cada quatro anos, a Capes avalia esses cursos em todo o Brasil.

29 de novembro de 2021

Queiroga diz que cuidados com a ômicron são os mesmos tomados com outras variantes

Queiroga destacou a importância da vacinação e de medidas não farmacológicas para evitar a contaminação e disseminação da mais variante de preocupação registrada na África.

28 de novembro de 2021

Com aumento de casos, Serrana (SP) alerta para futuro da pandemia no Brasil

Serrana foi laboratório para testar a efetividade da vacina Coronavac, cidade tem toda população adulta vacinada, colheu louros, mas casos aumentaram, sem aumento de mortes.

28 de novembro de 2021