fbpx

domingo, 24 de janeiro de 2021

Em novo decreto, papa autoriza mais funções para mulheres na Igreja

Com as mudanças incluídas no Código de Direito Canônico, será impossível a bispos conservadores impedir que as mulheres em suas dioceses tenham essas funções.

11 de janeiro de 2021

Compartilhe

Mudanças são incluídas no Código de Direito Canônico. (Foto: Divulgação)

O papa Francisco, em mais um passo para ampliar as funções das mulheres na Igreja Católica Romana, alterou regras nesta segunda-feira (11) para permitir formalmente que elas atuem como leitoras em liturgias, distribuidoras de comunhão e prestem serviços no altar.

Em decreto, o papa formalizou o que já vinha acontecendo em muitos países desenvolvidos há anos. Mas, ao introduzir a mudança no Código de Direito Canônico, será impossível para os bispos conservadores impedir que as mulheres em suas dioceses tenham essas funções.

O Vaticano enfatizou, no entanto, que essas funções são “essencialmente distintas do sacerdócio ordenado”, o que significa que não devem ser vistas como um precursor automático para que mulheres possam um dia serem ordenadas no sacerdócio.

“O pontífice, portanto, estabeleceu que as mulheres podem ter acesso a essas práticas e que podem ter funções litúrgicas institucionais”, disse o Vaticano em nota explicativa.

No decreto, denominado Spiritus Domini, Francisco disse que tomou a decisão após reflexão teológica.

Ele afirmou que muitos bispos de todo o mundo disseram que a mudança era necessária para responder às “necessidades dos tempos”.

Fonte: Agência Brasil

Veja mais notícias

Carreatas por Fora Bolsonaro estão confirmadas em quase 50 cidades

Carreatas devem acontecer em todas as capitais neste sábado e dão força ao movimento pró- impeachment do presidente.

23 de janeiro de 2021

Lewandowski envia à PGR notícia-crime contra o Bolsonaro e Pazuello

A medida foi em razão aos supostos atos omissivos e comissivos na adoção de medidas para o combate à pandemia do coronavírus no Brasil.

22 de janeiro de 2021

Anvisa aprova segundo lote da vacina CoronaVac

A diferença da análise do segundo lote para o primeiro está no fato de que o envase e os processos de rotulagem e embalagem ocorrem no Instituto Butantan.

22 de janeiro de 2021

Votação para Mesa Diretora da Câmara será exclusivamente presencial

A ministra Rosa Weber do Supremo Tribunal Federal decidiu que a votação deve seguir os protocolos de segurança como distanciamento, uso de máscara e álcool e será presencial.

22 de janeiro de 2021

Estados recebem as vacinas vindas da Índia a partir de sábado

Imunizante contra covid-19 desenvolvido pela Universidade de Oxford com a AstraZeneca passará por processo de checagem de qualidade e rotulagem antes de ser distribuído.

22 de janeiro de 2021

Cientistas criam molécula que bloqueia metástase do câncer de mama

Eles conseguiram decifrar a “linguagem” que existe na molécula, entre as células cancerosas e o microambiente que as acolhe e assim bloquear a expansão de tumores.

22 de janeiro de 2021

Vacinas da Índia devem chegar nesta sexta-feira ao Brasil

Ao todo, 2 milhões de doses foram compradas pelo governo brasileiro. A previsão é que a carga chegue no Aeroporto de Guarulhos, em São Paulo às 17h40.

22 de janeiro de 2021

Índia libera vacina de Oxford para Brasil e envio começa amanhã

Governo brasileiro aguarda recebimento de 2 milhões de doses do contra a covid-19 adquiridas pela Fiocruz. As doses são da vacina desenvolvida pela Universidade de Oxford.

21 de janeiro de 2021