fbpx

quinta, 07 de julho de 2022

Comissão de Cultura celebra Dia do Meio Ambiente com clipe de Torrinho

Audiência contou ainda com a participação de músicos do Natiruts, indígenas, documentaristas e cantores de todos os Estados que compõem a Amazônia brasileira.

5 de junho de 2021

Compartilhe

Músico amazonense teve clipe exibido durante sessão da comissão de cultura. (Foto: Reprodução)

Em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, neste sábado (5), a Comissão de Cultura da Câmara dos Deputados promoveu o evento “Amazônia, resistência pela vida”, com presença de artistas da Região Norte e também de outras regiões, sintonizados com o tema, como Alexandre Carlo, de Brasília, vocalista do grupo Natiruts.

A banda, segundo ele, faz um trabalho de conscientização por meio de suas letras. “Cultura pode ser protesto, pode ser denúncia, mas tem um lado educativo e de formação do caráter de milhares jovens, que a gente trabalha mais fortemente com nossas canções”, disse. Durante o evento, Alexandre Carlo destacou a importância da preservação da Amazônia. “E da preservação da vida e do direito de existir dos povos originários, das comunidades indígenas”, completou.

Na reunião virtual, foi apresentado um vídeo com danças e o canto wapichana kutiana, do grupo de indígenas Parichara Wapichana, na Comunidade Novo Paraíso, em Roraima. Artistas como Fábio Marabaixo e Zé Miguel, ambos do Amapá, apresentaram canções em defesa da Amazônia.

Também foi exibido o clipe “Manifesto Em Favor da Amazônia”, gravado especialmente para a reunião virtual pelo cantor e compositor rondoniense Erivaldo de Melo Trindado, o Bado.

O músico paraense Felipe Cordeiro ressaltou a importância do evento em chamar a atenção para o tema ambiental. “É uma briga muito séria que estamos travando. Nunca foi fácil defender a Amazônia, a Amazônia sempre foi muito negligenciada, invisibilizada, sempre foi uma luta”, afirmou.

O encontro foi pedido pela presidente da Comissão de Cultura, deputada Alice Portugal (PCdoB-BA), com o objetivo de ampliar o olhar sobre as pautas defendidas pelo colegiado.

O deputado Airton Faleiro (PT-PA), que coordenou as apresentações, ressaltou a importância da data para marcar a resistência dos povos tradicionais. “A semana do meio ambiente falou de esperança, falou de um projeto em que a Amazônia cumpra e continue cumprindo sua função global de equilíbrio climático, que se mantenha essa linda relação de interdependência com seus povos, indígenas, quilombolas, extrativistas, agricultores familiares, é para isso que nós estamos realizando essa semana”, declarou.

Também foram apresentados durante o evento um vídeo da acriana Leila Hoffman sobre o Projeto Natureza; um clipe do cantor amazonense Zeca Torres, o Torrinho;  e trechos dos documentários “Mestres Praianos do Carimbó de Maiandeua”, dirigido por Arthur Arias, e “O Reflexo do Lago”, do paraense Fernando Sedtowick.

O projeto Manifestos Culturais é promovido pela Comissão de Cultura da Câmara desde 2013.

Texto: Agência Câmara de Notícias

Leia mais:

Leia mais sobre Brasil

Reforço vacinal tem intervalo reduzido e imunossuprimidos terão 4ª dose

Redução no intervalo para a dose de reforço quer ampliar a proteção contra a variante Ômicron. No caso dos imunossuprimidos, o intervalo conta a partir da 3ª dose.

20 de dezembro de 2021

Covid-19: Rio de Janeiro confirma primeiro caso da variante Ômicron

Mulher, cuja identidade não foi revelada, tomou a segunda dose da vacina contra covid-19 em março e não tomou a dose de reforço. Ela chegou ao Rio vindo de Chicago.

20 de dezembro de 2021

Chuvas no Sul da Bahia causam mais duas mortes, indica governo

Segundo órgão baiano, ao menos 14 pessoas morreram e 276 ficaram feridas em função dos eventos hidrológicos. Até ontem, 63 cidades baianas já tinham decretado emergência.

19 de dezembro de 2021

Garoto sofre racismo em escola: “Saudade de quando preto era escravo”

Em mensagens compartilhadas em grupo, alunos de colégio de BH fizeram comentários de cunho racista. Família levará caso à polícia.

19 de dezembro de 2021

Câmara técnica citada por Queiroga é favorável à vacinação infantil

No sábado, ministro da Saúde, Marcelo Queiroga disse que tema requer análise aprofundada de técnicos, mas especialistas já se manifestaram a favor do tema.

19 de dezembro de 2021

Ninguém acerta a Mega-Sena; próximo sorteio é da Mega da Virada

São os seguintes os números sorteados: 02 - 08 - 34 - 38 - 47 - 51. O prêmio da Mega-Sena da Virada está está estimado em R$ 350 milhões.

19 de dezembro de 2021

Miguel e Helena lideram ranking de nomes mais comuns no Brasil em 2021

Gael é o terceiro nome mais escolhido entre os meninos no Brasil com 23.973 registros no ano de 2021, mostra levantamento da Arpen Brasil.

19 de dezembro de 2021

Queiroga anuncia redução do intervalo da 3ª dose de 5 para 4 meses

Objetivo da medida anunciada por Queiroga é ampliar proteção da população com avanço da variante Ômicron. Portaria com modificação será publicada na segunda-feira.

19 de dezembro de 2021