fbpx

domingo, 24 de janeiro de 2021

Barroso pede que plenário do STF decida sobre afastamento de senador

Barroso, que afastou o senador do cargo por 90 dias para não atrapalhar investigações da Polícia Federal, pediu que o plenário do STF julgue a questão na próxima semana.

16 de outubro de 2020

Compartilhe

Chico Rodrigues foi alvo de operação sobre desvio de recursos públicos (Foto: Agência Brasil)

O ministro Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal (STF), pediu nesta sexta-feira (16) ao presidente da Corte, ministro Luiz Fux, que o afastamento do senador Chico Rodrigues (DEM-RR) seja julgado na próxima semana pelo plenário.

Ontem (15), em decisão individual, Barroso afastou o parlamentar do cargo por 90 dias para não atrapalhar as investigações da Polícia Federal (PF).

Barroso entende que sua decisão não exige ratificação pelo colegiado, mas prefere que o caso seja analisado definitivamente pelos demais ministros. Na condição de presidente do STF, cabe ao ministro Luiz Fux pautar o processo para julgamento. 

Na quarta-feira (14), Chico Rodrigues foi alvo da Operação Desvid-19, que investiga supostos desvios de aproximadamente R$ 20 milhões em recursos públicos provenientes de emendas parlamentares que seriam destinados à Secretaria de Saúde de Roraima para o combate à pandemia de covid-19. Rodrigues foi um dos alvos da ação e, durante as buscas e apreensões em Boa Vista, os agentes encontraram maços de dinheiro na roupa íntima do parlamentar. 

De acordo com o ministro, o afastamento do cargo é necessário para evitar que o parlamentar use o cargo para dificultar as investigações. “O afastamento de parlamentar do cargo é medida absolutamente excepcional, por representar restrição ao princípio democrático. No entanto, tal providência se justifica quando há graves indícios de que a posição de poder e prestígio de que desfruta o congressista é utilizada contra os interesses da própria sociedade que o elegeu. Não podemos enxergar essas ações como aceitáveis. Precisamos continuar no esforço de desnaturalização das coisas erradas no Brasil”, disse Barroso. 

Ontem, em nota na qual pediu afastamento da vice-liderança do governo na Casa, o senador declarou que tudo será esclarecido e que não tem nada a ver com “qualquer ato ilícito de qualquer natureza”. 

Fonte: Agência Brasil

Veja mais notícias

‘Pfizer estabeleceu cláusulas abusivas’, diz Governo sobre aquisição de vacinas

O posicionamento veio após se tornar pública a informação de que, ainda em agosto, a Pfizer teria oferecido a vacina e que 70 milhões de doses seriam entregues em dezembro.

24 de janeiro de 2021

Fiocruz negocia mais 15 milhões de doses de vacina da AstraZeneca

Negociação com AstraZeneca visa garantir a imunização até que chegue o Ingrediente Farmacêutico Ativo, que vai permitir a produção de vacinas em BioManguinhos.

24 de janeiro de 2021

Carreatas por Fora Bolsonaro estão confirmadas em quase 50 cidades

Carreatas devem acontecer em todas as capitais neste sábado e dão força ao movimento pró- impeachment do presidente.

23 de janeiro de 2021

Lewandowski envia à PGR notícia-crime contra o Bolsonaro e Pazuello

A medida foi em razão aos supostos atos omissivos e comissivos na adoção de medidas para o combate à pandemia do coronavírus no Brasil.

22 de janeiro de 2021

Anvisa aprova segundo lote da vacina CoronaVac

A diferença da análise do segundo lote para o primeiro está no fato de que o envase e os processos de rotulagem e embalagem ocorrem no Instituto Butantan.

22 de janeiro de 2021

Votação para Mesa Diretora da Câmara será exclusivamente presencial

A ministra Rosa Weber do Supremo Tribunal Federal decidiu que a votação deve seguir os protocolos de segurança como distanciamento, uso de máscara e álcool e será presencial.

22 de janeiro de 2021

Estados recebem as vacinas vindas da Índia a partir de sábado

Imunizante contra covid-19 desenvolvido pela Universidade de Oxford com a AstraZeneca passará por processo de checagem de qualidade e rotulagem antes de ser distribuído.

22 de janeiro de 2021

Cientistas criam molécula que bloqueia metástase do câncer de mama

Eles conseguiram decifrar a “linguagem” que existe na molécula, entre as células cancerosas e o microambiente que as acolhe e assim bloquear a expansão de tumores.

22 de janeiro de 2021