fbpx

sexta, 22 de outubro de 2021

Sai registro definitivo de vacina e liberação de medicamento contra Covid

A Anvisa anunciou nesta sexta-feira a liberação de medicamento para tratar Covid-19 e o registro definitivo da vacina AstraZeneca no país.

12 de março de 2021

Compartilhe

Vacina de Oxford ganha registro definitivo e Anvisa libera medicamento contra Covid (Foto: Agência B

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) anunciou há pouco o registro definitivo da vacina Oxford/AstraZeneca e de medicamento para combater infecções da Covid-19.

O antiviral Remdesivir, conforme divulgado pela Anvisa na manhã desta sexta-feira (12) terá, em bula, a indicação de uso para tratamento da Covid-19. Trata-se do primeiro medicamento com esta especificação reconhecida no país.

A vacina Oxford/AstraZeneca tinha registro para uso emergencial e a imunização é efetivada após a aplicação da segunda dose desta vacina, no prazo de 12 aemanas.

O gerente-geral de Medicamentos e Produtos Biológicos da Anvisa, Gustavo Mendes, concedeu entrevista coletiva em rede nacional para fazer anúncios.

Para ser aprovada, a vacina precisa passar por estágios de desenvolvimento. O estágio inicial é feito em laboratório, com análise do vírus e de moléculas para definição da melhor composição do produto, explica a Anvisa.

Depois, a vacina é testada em animais, que são expostos ao agente causador da doença. Na etapa de estudos clínicos com três fases, são feitos testes em humanos desde que se tenha dados preliminares de segurança e possível eficácia.

Para liberar o registro do imunizante, técnicos especializados da Anvisa revisam todos os documentos para validar a segurança da vacina.

Leia mais:

Leia mais sobre Brasil

Alexandre de Moraes determina prisão de blogueiro bolsonarista

Decisão foi assinada pelo ministro do STF e determina prisão preventiva do jornalista Allan dos Santos, responsável pelo site Terça Livre, e que mora nos EUA.

21 de outubro de 2021

Rio pode liberar máscaras em locais abertos na próxima semana

Para a liberação do acessório, a capital precisa atingir 65% da população completamente vacinada, disse o prefeito.

21 de outubro de 2021

A um mês do Enem, professores falam sobre uso de redes sociais

Eles dão dicas de como aproveitar essas ferramentas para fixar o conteúdo e alertam sobre os cuidados necessários para não perder o foco dos estudos.

21 de outubro de 2021

Vítimas de violência doméstica ganham acolhimento psicológico gratuito

O projeto, que já atendeu diversas pessoas presencialmente ao longo de três anos, passa a atender de forma on-line pessoas de diferentes regiões do Brasil acima de 18 anos.

20 de outubro de 2021

Covid-19 deixou 12 mil órfãos de até 6 anos no país, mostram cartórios

Segundo a Arpen-Brasil, 25,6% das crianças de até seis anos que perderam um dos pais na pandemia não tinham completado um ano.

19 de outubro de 2021

Brasil registra menor média móvel de mortes desde o início da pandemia

Queda na média móvel de mortes por Covid-19 se deu pela vacinação em massa, afirmou Queiroga; campanha de vacinação de 2022 está garantida com compra de imunizantes.

19 de outubro de 2021

Brasil recebe mais 1,3 milhão de doses de vacinas da Pfizer

Esse é o sexto lote da Pfizer entregue nesta semana, totalizando 10 milhões de doses. As vacinas ainda passarão por um controle de qualidade antes da entrega para população.

17 de outubro de 2021

Naufrágio de barco-hotel no Pantanal deixa ao menos seis mortos

Barco-hotel navegava pelo Rio Paraguai, na altura da cidade de Corumbá, no Pantanal. A embarcação foi atingida por um vendaval.

16 de outubro de 2021