Uma sonda vai cair no Brasil?

Uma sonda soviética fora de controle pode cair na Terra próximo do dia 10 de maio.

E sim, o Brasil está na zona de risco da reentrada.

A Kosmos 482 orbita o planeta há mais de 50 anos após falha em missão para Vênus. Sua reentrada pode acontecer a 242 km/h.

Ela é robusta: feita de titânio e projetada para resistir à atmosfera de Vênus. Por isso, pode não se desintegrar ao entrar na Terra.

A zona de risco inclui todas as regiões entre 52°N e 52°S de latitude — ou seja, boa parte do planeta, inclusive o Brasil.

Em 1972, parte da Kosmos 482 já caiu em uma fazenda na Nova Zelândia. E fragmentos de outras naves já caíram até aqui no Brasil.

Especialistas alertam: é como um carro médio despencando do céu. Mas o risco para uma pessoa específica ainda é considerado baixo.

Com o aumento de satélites em órbita, como os 7.000 da Starlink, o risco de acidentes espaciais deve crescer nos próximos anos.

A queda da Kosmos 482 é um lembrete: o lixo espacial é real, e estamos todos debaixo dele. Acompanhe atualizações nos próximos dias.