quinta-feira, 28 de março de 2024

faça parte da Comunidade RT1

Pesquisar
Close this search box.

62% dos brasileiros têm vergonha do País por conta dos políticos

Maioria dos brasileiros (62%) têm vergonha do País e (38%) querem ir morar em outro País, de acordo com pesquisa DataSenado em parceria com a Universidade de Brasiília (UNB).
COMPARTILHE
Este ano serão ocupadas 27 vagas (um terço) do Senado, conforme o regime de alternância (Foto: Divulgação/Agência Brasil)
Este ano serão ocupadas 27 vagas (um terço) do Senado, conforme o regime de alternância (Foto: Divulgação/Agência Brasil)

Desencanto com os políticos e efeitos da pandemia do coronavírus provocam vergonha do Brasil para 62% dos eleitores ouvidos na pesquisa DataSenado em parceria com a Universidade de Brasília (UNB) divulgada nesta sexta-feira (11).

“É cada vez mais forte a vergonha entre os eleitores. O brasileiro se sente mal em relação ao sistema político brasileiro. O Eleitor externa muito isso e com relação estado de espírito, ele está sem esperança de que alguém vai mudar a vida dele. Ele não entende como funciona o sistema. ele quer que o sistema mude mas não sabe como. É um momento complicado na cabeça do brasileiro”, avalia Elga Lopes, diretora do DataSenado.

Como reflexo desse cenário de desencanto, a pesquisa identificou ainda que 38% dos brasileiros querem morar em outro País. “Imagina, a gente tem um País onde (quase) 40% das pessoas querem ir embora. Os políticos serão capazes de oferecer algo para este eleitor sobre a estrutura politica?”, questiona Elga Lopes.

Um outro aspecto dessa desilusão com a política no País é o registro de que apenas 5% se consideram representados pelos senadores que elegeram. O que contribui para esse dado é o fato de que 58% não se lembram em qual senador votou na última eleição. E o que motiva o voto desse eleitor (38%) é o combate a corrupção.

Apesar do desencanto do eleitor, há um grupo que ainda tem tempo para se informar e se manifestar sobre os rumos políticos. Segundo o DataSenado, 30 milhões de brasileiros discutem política nas redes sociais; 29% acompanham as notícias do Senado pelo portal da casa legislativa e 72% informaram já ter acessado notícias que desconfiaram ser fake news em redes sociais, sites de notícias, rádio e TV.

Texto: Emerson Medina

Leia Mais:

 

COMPARTILHE
CONFIRMADO